Conselho de Ética da Câmara arquiva ações contra Gayer e Janones

Publicado em

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados arquivou, nesta quarta-feira (8/10), representações contra o deputado bolsonarista Gustavo Gayer (PL-GO) e contra o lulista André Janones (Avante-MG). Mais cedo, o relator do pedido de cassação contra Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também pediu o arquivamento da ação, mas a votação foi adiada.

Gayer foi representado por dizer que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) agiu como um “cafetão” que “oferece uma GP” durante a posse de Gleisi Hoffmann como ministra da Secretaria das Relações Institucionais. O relator, o deputado Fausto Jr. (União Brasil-AM) defendeu a inviolabilidade das declarações do parlamentar. O placar foi de 9 votos a favor do arquivamento e 6 contra.

Já André Janones foi representado por usar uma camiseta com a frase “Anistia é o c@ralho” na Câmara, em referência ao perdão aos presos pelos ataques do 8 de Janeiro, em fevereiro deste ano, no dia em que familiares de condenados estavam na Casa. A representação foi apresentada pelo PL e foi arquivada por 13 votos favoráveis e 4 contrários.

Também foi pedido o arquivamento de uma das ações contra o líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), alvo de uma representação apresentada pelo Novo em abril. No entanto, o deputado e relator de outra ação, dessa vez protocolada pelo Partido Liberal, Del. Fábio Costa (União-AL), votou pelo recebimento da ação.

A legenda comandada por Valdemar Costa Neto acionou a Câmara depois que Lindbergh chamou Gustavo Gayer de “canalha” e “vagabundo” por causa do episódio envolvendo Gleisi Hoffman, que é namorada do deputado petista. Foi concedida a vista coletiva, deixando a decisão sobre a procedência para a próxima semana.

Fonte: Metrópoles/Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Flávio Bolsonaro define anistia como prioridade após ser escolhido para disputar Presidência

Escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como pré-candidato à Presidência...

Copa do Mundo: dia de jogo do Brasil é folga? Pode assistir no trabalho? Tire dúvidas

O sorteio dos grupos da Copa do Mundo realizado nesta sexta-feira...

Conta de luz deve fechar ano com aumento de 7%, aponta Aneel

A última edição do InfoTarifa em 2025, divulgado pela Aneel (Agência...

PM suspeito de lavagem de dinheiro é exonerado da Casa Militar após ser preso com R$ 2,5 milhões em Manaus

O cabo da Polícia Militar preso com R$ 2,5 milhões...