Deputada Carla Zambelli diz que se apresentará à Justiça na Itália

Publicado em

A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) afirmou que pretende se apresentar voluntariamente às autoridades italianas, após ter a prisão preventiva determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Zambelli declarou também temer a possibilidade de extradição. Segundo a parlamentar, sua intenção é demonstrar boa-fé perante a Justiça e o governo da Itália. Ela disse ainda respeitar as leis brasileiras, mas afirmou que não aceitará mais o que considera ser uma “injustiça” por parte de Moraes. As informações são da CNN.

A decisão atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e foi motivada pela condenação da parlamentar por envolvimento na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na terça-feira (3/6), Zambelli havia divulgado, em entrevista a um canal no YouTube, que já estava fora do Brasil havia alguns dias. Na ocasião, afirmou que viajou para realizar um tratamento de saúde.

“Já faz alguns dias. A princípio, buscando um tratamento médico, é um tratamento que eu já fazia aqui”, disse, sem especificar o local. Ela também anunciou que pediria afastamento do mandato.

A solicitação de licença foi formalizada na quinta-feira (5/6) e teve vigência aprovada por 120 dias pela Câmara dos Deputados. No mesmo dia, o nome de Zambelli foi incluído na lista de difusão vermelha da Interpol, o que permite sua prisão em outros países, inclusive na Itália, onde se entregou.

A expectativa agora é que as autoridades italianas cumpram os trâmites legais para avaliar o pedido de extradição da parlamentar ao Brasil.

Condenação de Carla Zambelli

Zambelli foi condenada pelo STF a 10 anos e 8 meses de prisão, além da perda do mandato parlamentar. A pena foi aplicada após a Primeira Turma da Corte concluir, por unanimidade, que ela teve participação direta no episódio de invasão ao sistema eletrônico do CNJ.

Nesta sexta-feira (6/6), o STF realizou uma sessão extraordinária para julgar um recurso apresentado pela defesa da deputada. O resultado manteve a condenação nos mesmos termos definidos anteriormente.

Fonte: Metrópoles/Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Conflito escala e Irã ataca Israel com dezenas de mísseis

Conforme prometido por autoridades, o Irã iniciou uma resposta aos ataques...

GP do Canadá: Verstappen lidera 1º treino em batida de Leclerc; Bortoleto é 16º

Na berlinda, a um ponto de ser suspenso na...

Datafolha: Lula perde de Bolsonaro em inflação e segurança pública

A pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (13/6) aponta que os brasileiros...

Trump confirma que sabia dos planos de ataques de Israel e ameaça Irã

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou, na noite dessa...