‘Nossos países terão uma parceria muito produtiva’, diz Trump após conversa com Lula

Publicado em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou como ‘ótima” a conversa telefônica que teve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (6). Segundo o líder americano, “nossos países terão uma parceria muito produtiva”.

A afirmação foi postada na rede social Truth Social, ocasião em que Trump também detalhou que o principal tema discutido foi a economia e o comércio entre os dois países.

“Esta manhã, tive uma ótima conversa telefônica com o presidente Lula, do Brasil. Discutimos vários assuntos, mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos dois países”, escreveu o presidente americano.

Trump também disse que deve se reunir com Lula em breve, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

“Gostei muito da ligação — nossos países terão uma parceria muito produtiva”, completou.

O que Lula disse

O presidente brasileiro escreveu também nas redes sociais que o encontro foi bom e que ele na oportunidade relembrou a “boa química” existente entre os dois países. Além disso, Lula falou sobre um possível encontro presencial entre os dois presidentes.

“Sugeri a possibilidade de encontro na Cúpula da Asean, na Malásia; reiterei o convite a Trump para participar da COP30, em Belém; e também me dispus a viajar aos Estados Unidos”, escreveu Lula.

Ele qualificou o diálogo como uma “oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”.

No texto publicado, Lula afirmou que durante o telefonema pediu a revogação da sobretaxa de 40% imposta a produtos brasileiros pelos EUA, a suspensão de medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras.

Ele também destacou que o Brasil é um dos três países do G20 com o qual os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços.

A postagem do presidente brasileiro informa que Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar seguimento às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda Fernando Haddad.

 

 

*R7/Foto: Joyce Borghosian/Official White House

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Conta de luz deve fechar ano com aumento de 7%, aponta Aneel

A última edição do InfoTarifa em 2025, divulgado pela Aneel (Agência...

PM suspeito de lavagem de dinheiro é exonerado da Casa Militar após ser preso com R$ 2,5 milhões em Manaus

O cabo da Polícia Militar preso com R$ 2,5 milhões...

Caso Benício: colega de trabalho diz em depoimento que alertou técnica para não aplicar adrenalina na veia

Novos depoimentos colhidos pela Polícia Civil na sexta-feira (5)...

Dino marca para fevereiro de 2026 julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu...