Palacete Provincial recebe novas exposições referentes ao Dia dos Povos Indígenas e 21ª Semana Nacional de Museus

Publicado em

Duas novas exposições com obras de cerâmicas, obras pictóricas, fotográficas, tridimensionais e artefatos indígenas, estão abertas à visitação nas galerias José Bernardo Michiles e Manoel Santiago, no Palacete Provincial, de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, com entrada gratuita.

As exposições foram inauguradas no Dia dos Povos Indígenas, quarta-feira (19/04) e vão até o dia 31 de maio. Nesta sexta-feira (21/04), o espaço funcionará em horário diferenciado, das 9h às 13h, em razão do feriado de Tiradentes, uma ótima oportunidade para o início do feriado.

O Palacete Provincial é administrado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. De acordo com o secretário de cultura Marcos Apolo Muniz, trazer expressões regionais e ancestrais mantém a história do Amazonas viva e visibiliza a data que comemora a existência dos povos indígenas.

“Essa data guarda a essência do Amazonas, construído e moldado pela ancestralidade indígena. Os Museus, em geral, exercem esse papel importantíssimo de guardar nossa história de forma preservada e trazer em exposições expressões culturais indígenas, fotográficas, artesanais, que ampliam a visão dos nativos e dos turistas sobre a regionalidade amazonense”, afirma Apolo. 

Para o gerente da Pinacoteca do Amazonas e curador das exposições, João Dias, as mostras trazem ensinamentos e respeito à natureza. “As duas exposições estão conectadas com uma proposta poética de retratar nossa relação com a natureza através da produção artística e práticas ancestrais, como a produção de Cerâmica”, comenta João.

E acrescenta que as exposições apresentam que é possível retirar da floresta somente o necessário para o bem-estar humano. E isso é aprendido com a sabedoria dos povos ancestrais.

A primeira exposição é “A Arte do Fogo”, com curadoria de Orlane Freires e João Vitor Dias e participação de 22 ceramistas das disciplinas de cerâmica da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que trazem a arte da cultura dos povos indígenas e a linguagem artística das cerâmicas, que são expressões resultantes do processo ancestral da queima do barro e ressaltam a necessidade de preservação do processo e memória ancestral.  

A segunda traz as “Vivências Ancestrais Amazônicas”, com obras de 31 artistas locais e que expressam a cultura da vivência em meio à floresta amazônica, exaltação, estética e reflexão. Com a curadoria de João Vitor Dias, a exposição tem obras fotográficas, pictóricas e tridimensionais que apresentam a relação da nossa vida e da floresta Amazônica, conexão com povos ancestrais e celebração do dia dos povos indígenas, com presença notória na Galeria das etnias Ticuna e Maku, as quais trazem seus artefatos memoriais.

Palacete Provincial no feriado

Nesta sexta-feira (21/04), o Palacete Provincial funcionará das 9h às 13h, em razão do feriado de Tiradentes. No sábado (22/04), com horário normal, das 9h às 17h. Aos domingos, não há visitação.

*Com informações da Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Relator apresenta 3 sugestões para acabar com reeleição e criar mandato de 5 anos

BRASÍLIA – O senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator do...

Filho suspeito de matar mãe espancada é encontrado morto em fazenda

Guilherme Roberto Otaviani Grasse, de 29 anos, foi encontrado...

Agências funerárias da Rússia não aceitam transportar corpo de Navalny, diz porta-voz; funeral será na sexta

Agências funerárias da Rússia estão se recusando a fornecer um carro...