Free Porn
xbporn

Secretaria de Educação e MP promovem palestra com o tema ‘Educação pela Paz’

Publicado em

Alunos da Escola Estadual (EE) Ruy Araújo, na zona sul de Manaus, participaram, na manhã desta terça-feira (25/04), da palestra “Educação pela Paz”, que integra o projeto “MP nas Escolas”, promovido pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Com o intuito de fortalecer o diálogo entre as instituições públicas e a comunidade estudantil, a iniciativa promoveu discussões sobre a cultura de paz nas escolas e apresentou o MPAM e suas atividades aos estudantes do Ensino Médio da instituição. 

A ação, que marca o início do calendário de atividades do “MP nas Escolas” em 2023, contou, também, com a participação de representantes do Conselho Tutelar da zona sul. A gestora da EE Ruy Araújo, Ticiana Boh, explicou que a proposta da atividade surgiu a partir da própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Como a BNCC já prevê a cultura da paz nas escolas, procuramos o MPAM, antes mesmo dos episódios recentes de violência, e fomos muito bem recebidos. Aqui, fizemos essa escuta, em um espaço aberto para dúvidas, onde proporcionamos muitos esclarecimentos”, afirmou a gestora. 

Representando o MPAM, o chefe do Centro de Estudo e Aperfeiçoamento (Ceaf), promotor de justiça João Gaspar Rodrigues, reforçou os principais objetivos da ação de hoje. 

“Primeiro, queremos conhecer melhor o ambiente escolar, os desafios e como podemos ajudar. O segundo objetivo é o MP se fazer conhecer. Os alunos, pais e professores precisam saber das nossas atribuições em seu benefício. Por último, buscamos despertar, nos alunos, o interesse para que eles possam participar da instituição, como futuros membros, promotores, servidores e estagiários”, descreveu. 

Trabalho em conjunto 

Para a coordenadora adjunta do Ensino Médio da Coordenadoria Distrital de Educação 1 (CDE 1), Calene Muller, a visita marca mais um passo na parceria entre a Secretaria de Educação e o MPAM.

“Ficamos muito empolgados com a atividade hoje. O MPAM tem projetos muito importantes que tratam de temas sociais diversos. A vinda deles aqui foi muito interessante. Os alunos saem daqui com uma outra visão da atuação do órgão”. 

Esse trabalho em conjunto, entre o MPAM e a Secretaria de Educação, também tem outros projetos em curso, entre eles, o “Papo Cidadão”, que promove o diálogo sobre temas relevantes para a sociedade amazonense e que é gravado no Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam). 

Corpo discente

Os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Ruy Araújo se empenharam em mais uma ação em prol da cultura de paz nas escolas. 

Na última quinta-feira (20/04), durante o dia D da campanha “Cultura de Paz e Cidadania”, promovida em toda rede estadual pela Secretaria de Educação, os estudantes da unidade de ensino já tinham se mobilizado sobre o tema por meio de exposições musicais, confecção de cartazes e conversas em sala de aula.

“A gente sabe que a porta de entrada para a violência dentro da escola é o bullying e o desrespeito. Essa é a importância de nos conscientizarmos sobre o assunto, porque faz com que as pessoas mudem suas formas de pensar, ajuda a ter mais empatia e aprender a ouvir aquele que precisa de acolhimento”, ressaltou o aluno Paulo Peixe Filho, de 17 anos, e que é finalista do Ensino Médio na escola. 

*Com informações da Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Trump comenta desistência de Biden: ‘Não estava apto para concorrer à Presidência’

O ex-presidente dos Estados Unidos e atual candidato republicano...

Nitazeno: novo opioide é de 10 a 20 vezes mais potente do que fentanil; entenda a origem da substância

O Jornal Nacional deste sábado (20) mostrou que pesquisadores...

Casa onde filha de deputado de MT foi achada morta fica em região isolada e município mais próximo é a 40 km

A casa onde Raquel Cattani, filha do deputado estadual...