Prepare-se para uma conversa direta, com histórias de bastidores, posicionamentos firmes e visões sobre política e segurança no estado.
Formação e carreira
-
É delegado da Polícia Civil do Amazonas, ocupando cargos de destaque, como titular do 4º Distrito Integrado de Polícia (4º DIP) .
-
Possui pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal, além de ser Mestre em Ciências Jurídicas.
-
Já foi presidente do Sindepol-AM (Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Amazonas), participando de articulações relevantes, como iniciativas no STF sobre comissionados.
Principais ações à frente do 4º DIP
-
Coordenou operações relevantes enfrentando golpes virtuais: investigou e identificou criminosos que utilizavam fotos de delegados (inclusive as suas) para aplicar golpes de leilão falsos; o grupo foi preso em operação no Amapá.
-
Liderou a prisão de policiais militares suspeitos de roubo de carga e possível tráfico de drogas na “Operação Areia Movediça”.
-
Conduziu prisões por roubo com tentativa de latrocínio, com grande visibilidade em Manaus, exibindo postura firme diante de crimes violentos.
Trajetória política
-
Candidatou-se a vereador de Manaus em 2024, pelo PL. Natural de Brasília, é policial civil. Seu nome também foi foco de discussões políticas: em 2020, foi removido pela Polícia Civil para o interior (Lábrea), com outro delegado, por ordem judicial e orientação do MP-AM — um movimento que ele e o delegado João Tayah interpretaram como perseguição política.
Perfil e estilo de atuação
-
Conhecido por uma postura combativa, Costa e Silva costuma se posicionar fortemente sobre temas como a valorização da polícia, segurança e combate à impunidade.
-
Em redes sociais, repete o slogan: “A paz é nosso maior patrimônio, o resto é ilusão!”
-
Presença midiática frequente — realiza coletivas, aparece em operações, entrevistas e vídeos explicativos, evidenciando transparência e proximidade com a população.
O que esperar no Arena Podcast
-
Visão institucional e operativa: relato de bastidores de investigações e processos policiais, inclusive casos de repercussão estadual.
-
Discurso político: detalhes sobre sua motivação para ter se candidatado, seu posicionamento no PL, suas propostas e a discussão sobre “remoção” como suposta perseguição.
-
Debate sobre segurança pública: perspectivas sobre combate ao crime organizado, golpes cibernéticos, corrupção e integração entre forças policiais no Amazonas.
*Pesquisa Internet/ Redação/Arte: Casa Filmes




