18 km debaixo do mar: conheça o túnel gigante da Europa que vai unir dois países e mudar o mapa de viagens

Publicado em

A Europa está construindo o túnel imerso mais longo do mundo entre a Dinamarca e a Alemanha. Com 18 quilômetros de extensão, a estrutura ligará a ilha dinamarquesa de Lolland e a região alemã de Schleswig-Holstein e vai economizar cerca de 160 km de viagem para trens e carros.

Batizado de Túnel do Estreito de Fehmarn, o projeto faz parte de uma iniciativa da União Europeia para tornar as viagens rodoviárias e ferroviárias mais rápidas, além de reduzir a necessidade de deslocamentos de avião.

“É um projeto importante, que vai unir o norte ao sul da Europa”, afirmou o ministro dos Transportes da Dinamarca, Thomas Danielsen.

Apesar de não ser o túnel subaquático mais longo do mundo — título que pertence ao Eurotúnel, com 37,9 km entre França e Reino Unido —, o túnel do Estreito de Fehmarn será o mais longo do tipo imerso já construído.

A diferença está na técnica: enquanto o Eurotúnel foi escavado por perfuradoras abaixo do leito marinho, o de Fehmarn está sendo feito com seções de concreto pré-moldadas em terra firme, que depois são colocadas no fundo do mar e conectadas como peças de um quebra-cabeça.

As partes serão colocadas a cerca de 12 metros de profundidade. Cilindros hidráulicos vão ajudar a unir os blocos, enquanto vedações de borracha devem evitar infiltrações.

“As paredes foram projetadas para resistir a um acidente de trem ou carro em alta velocidade, portanto há um sistema de segurança. Sem problemas”, explicou Gerhard Cordes, gerente do projeto.

Além do tamanho ambicioso, o túnel representa um feito de engenharia. O canteiro de obras é o maior da Europa. Para a construção, estão sendo usadas a maior draga e a maior usina de concreto do mundo.

Segundo a empresa responsável pelo projeto, a Femern A/S, a construção do túnel vai usar uma quantidade de aço equivalente à necessária para erguer 50 Torres Eiffel.

As obras começaram em 2020 do lado dinamarquês e, em 2021, no lado alemão. Alguns trechos já estão prontos e aguardam para serem posicionados no fundo do mar.

Inicialmente, a previsão era de que o túnel fosse inaugurado em 2029, mas atrasos já foram registrados.

Embora conecte dois países e integre o corredor europeu de transporte, o túnel é considerado um projeto nacional para a Dinamarca, que está arcando com todo o custo estimado: 7,5 bilhões de euros (R$ 48,4 bilhões).

Fonte: G1/Foto: Femern/Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Capitão Carpê denuncia abandono da reforma no Mercado Municipal Dorval Porto

Durante o recesso parlamentar, vereador fiscalizou o local e...

Câmbio, previdência e fundos: entenda como ficam alíquotas do IOF com decisão de Moraes

A decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre...

Pré-Vest UEA promove 2º aulão com transmissão ao vivo e temas focados no Vestibular e SIS

Aulão interativo ocorrerá dia 26 de julho, das 9h...

“Desmoralização do Congresso brasileiro”, diz vice da Câmara sobre IOF

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes (PL-RJ), disse...