Manaus contará com 75 pontos de vacinação contra a Covid-19 nesta segunda-feira (2).
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a vacinação será ofertada em todas as Zonas da cidade.
Pontos de vacinação contra Covid-19
A campanha de vacinação contra Covid-19 oferta desde a primeira dose até a quinta dose, conforme os públicos e intervalos preconizados pelo Ministério da Saúde.
A vacina estará disponível tanto nas unidades de funcionamento regular, no período das 8h às 17h, quanto nas de horário ampliado de 8h às 19h.
Os usuários interessados na imunização devem ter em mãos um documento de identidade com foto e o cartão de vacina.
O usuário que tiver dúvidas sobre o número de doses recebidas, ou que perdeu o cartão de vacina, pode consultar sua situação vacinal na plataforma Imuniza Manaus.
Intervalos da vacinação contra Covid-19
A primeira e segunda doses da vacina contra Covid-19 devem ser tomadas por crianças a partir de 3 anos, adolescentes, adultos e idosos.
O intervalo entre as doses depende do imunizante recebido e será indicado pela equipe de vacinadores no cartão de vacina.
Já a terceira dose está liberada para todas as pessoas com 12 anos ou mais. Adolescentes de 12 a 17 anos com alto grau de imunossupressão devem respeitar o intervalo de 2 meses ou mais, e adultos imunossuprimidos, 28 dias ou mais.
O público em geral a partir de 12 anos deve aguardar quatro meses ou mais, e idosos a partir de 60 anos, três meses ou mais.
A quarta dose da vacina contra Covid-19 pode ser tomada pelo público em geral a partir de 18 anos, com intervalo de quatro meses entre as doses.
Adolescentes imunossuprimidos de 12 a 17 anos também podem recebê-la no mesmo intervalo, desde que comprovem sua condição de saúde.
A quinta dose é ofertada apenas aos adultos, a partir de 18 anos, com alto grau de imunossupressão, e o intervalo também é de quatro meses desde o recebimento da quarta dose.
Vacinação contra Covid-19 para crianças a partir de 6 meses
A Semsa inicia nesta segunda vacinação contra a Covid-19 no público infantil de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias sem comorbidades.
A vacina destinada a essa faixa etária, chamada informalmente de “Pfizer Baby” é produzida pelo laboratório Pfizer Biontech, e difere da Pfizer pediátrica, voltada para crianças de 5 a 11 anos.
Para que a criança receba a vacina, pais, mães e demais responsáveis precisam levar apresentar a certidão de nascimento ou RG, cartão nacional de saúde (SUS) ou CPF, caderneta de vacinação e um documento médico que comprove a comorbidade, laudo, receita ou carteira dos programas de saúde, original e cópia.
A vacinação para esse público está sendo realizada em quatro unidades. São elas:
- USF Dr. José Rayol dos Santos – avenida Constantino Nery, s/nº, Flores;
- USF Áugias Gadelha – rua 15, s/nº, Cidade Nova 1, zona Norte;
- USF Deodato de Miranda Leão – avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória, zona Oeste;
- E na USF Alfredo Campos – alameda Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi, zona Leste.
*Portal Norte de Notícias