O novo superintendente regional da Polícia Federal (PF) no Estado do Rio de Janeiro é o delegado Leandro Almada da Costa. Nomeado nesta terça-feira (10), Almada já investigou a atuação da Polícia Civil no caso Marielle.
Com 52 anos, Almada se formou em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e foi militar do Exército por 4 anos antes de tornar-se delegado.
Em 1997, ingressou na Polícia Civil de Minas Gerais, onde permaneceu por 10 anos. Na corporação, chegou a comandar a 4ª Delegacia Especializada de Homicídios de Belo Horizonte por dois anos.
Em 2008, tornou-se delegado de Polícia Federal.
Ao longo dos anos, exerceu vários cargos, entre eles, foi chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes no Amazonas, coordenador de ensino da Academia Nacional de Polícia, delegado regional de Combate ao Crime Organizado (AM), delegado regional Executivo (AM), superintendente regional da PF no Amazonas e, por último, na Bahia.
Também atuou como corregedor-geral do Sistema de Segurança Pública do Estado do Amazonas (2015/2017) e diretor de Operações da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (2020).
*g1