Manaus será palco de um dos mais importantes eventos navais da América Latina. Marcado para acontecer nos dias 24, 25, 26 de maio no Centro de Convenções Vascos Vasques, terá o Super Terminais como principal representante.
O evento reunirá armadores, estaleiros, fabricantes e fornecedores nacionais e internacionais em um só lugar. A feira é a principal plataforma de negócios da indústria marítima de toda a América Latina e agora inicia jornada para tornar-se o ponto de encontro da indústria naval fluvial.
A Naval Shore vai contar com 350 marcas de fornecedores de produtos e serviços, sete mil profissionais, cem expositores de 11 países.
A feira acontece desde 2014, no Rio de Janeiro. E em 16 edições, foi responsável pela exibição de mais de 3.400 marcas para a indústria naval do mundo inteiro, promovendo negócios e desenvolvimento parcerias. Um público total superior a 137.000 pessoas já passou pela feira, reunindo profissionais, empresários e representantes do poder público.
Avanço do setor
Em entrevista ao A CRÍTICA, o diretor do Super Terminais, Marcelo di Gregório, contou que a capital amazonense possui a melhor média de estadia de navios da região Norte, que chega a 44 horas.
“Superamos nosso próprio recorde de movimentações por hora oito vezes em 2022. Dos 37 navios operados, 30 tiveram médias acima 35 contêineres movimentos por hora e 15 acima de 40 contêineres movimentados por hora, um índice muito positivo.”
Investimento
Gregório destacou ainda que o Super Terminais movimentou R$ 260 milhões para ampliar o funcionamento do terminal naval.
“Entre 2021 e 2022 fizemos o maior investimento da nossa história, no valor de R$ 260 milhões. Com isso, vamos conseguir ampliar nosso píer e colocar em funcionamento equipamentos de alta tecnologia, que além de melhorarem nossa produtividade vão permitir que as operações fiquem ainda mais sustentáveis, com economia de combustíveis fósseis e redução na emissão de gases de efeito estufa. A expectativa é que até abril de 2023 os guindastes comecem a operar no Super Terminais.”
Além disso, em 2022 foi criada uma comissão de planejamento e eficiência operacional para reunir as equipes de colaboradores responsáveis pela operação do terminal.
“Essa comissão é responsável por planejar a estratégia de movimentação das cargas de forma integrada, o que permite melhores resultados. Além disso, contamos hoje com equipamentos usados para movimentação de contêineres que possibilitam transporte com tempo otimizado”, acrescentou.
*A crítica