Ministros de Lula já contam com aposentadoria antecipada de Barroso do STF

Publicado em

Ministros do governo Lula já contam, nos bastidores, com a aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso do STF.

A aposta dos auxiliares de Lula é de que o magistrado se aposentará após o fim de seu mandato como presidente do Supremo, em 2025.

Barroso assumirá o comando do STF em outubro deste ano, quando a atual presidente, Rosa Weber, se aposentará compulsoriamente da Corte.

A aposta, se confirmada, dará a Lula o poder de indicar três ministros para o Supremo durante seu terceiro mandato como presidente da República.

Hoje, em condições normais, o petista já terá direito de indicar os substitutos de Rosa Weber e do ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentará em maio de 2023.

O palpite sobre a aposentadoria antecipada de Barroso do STF já corre no meio jurídico desde a eleição de Lula, em 2022. O ministro, porém, segue negando a possibilidade.

“Não tenho qualquer plano a esse respeito”, disse à coluna.

Barroso só teria de se aposentar compulsoriamente do Supremo em 2034, quando completará 75 anos.

*Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Mãe de Oliver Tree confirma que família não receberá fortuna do cantor

Em postagem nas redes sociais, Christine Begin Nickell, a...

Justiça dos EUA aceita entrada da AGU e barra revelia contra Moraes

A Justiça dos Estados Unidos autorizou a entrada formal...

Assembleia aprova LDO de 2027 com aumento de repasse ao Ministério Público no Amazonas

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, nesta segunda-feira (22),...