Candidato a prefeito é assassinado na véspera de eleições no Equador

Publicado em

Um candidato a prefeito de Puerto López, cidade costeira do Equador, foi assassinado no sábado (4), a poucas horas das eleições locais e de um referendo proposto pelo Executivo que busca autorizar a extradição de nacionais para combater o crime organizado. 

“Condenamos veementemente o assassinato do candidato a prefeito de Puerto López, Omar Menéndez”, disse o CNE (Conselho Nacional Eleitoral) na conta no Twitter. 

Menéndez, de 41 anos, era candidato pelo partido Revolução Cidadã, próximo ao ex-presidente socialista Rafael Correa (2007-2017). 

Segundo a imprensa local, o candidato, dono de uma empresa que presta serviço de internet, foi morto a tiros em uma área comercial de Puerto López, na província de Manabí (sudoeste).

Quinze dias atrás, um candidato a prefeito da cidade costeira de Salinas, na província de Santa Elena, também foi assassinado. 

O Equador enfrenta um aumento da criminalidade e do narcotráfico. A taxa de homicídios no país de 18,2 milhões de habitantes subiu para 25 por 100.000 pessoas em 2022. Em 2021, esse número era de 14 por 100.000.

*R7

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Lei sobre uso de animais nas escolas surpreende professores no Amazonas

Sem nenhum registro de uso de animais em aulas...

Bortoleto diz que boa fase da Sauber é “motivação extra” para o GP da Bélgica

Dificilmente alguma equipe vai voltar da pausa na temporada...

PF prende um dos chefes de quadrilha que trocava etiqueta de malas em aeroporto de SP e levou brasileiras à prisão na Alemanha por...

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (22) um dos chefes da quadrilha...

Lei institui arborização no Amazonas com árvores nativas da Amazônia

A Lei nº 7.675, de 16 de julho de...