Amazonprev libera Cédula C de aposentados e pensionistas do Amazonas

Publicado em

A Fundação Amazonprev liberou a consulta e emissão on-line do comprovante anual de rendimentos, ou Cédula C, para aposentados e pensionistas do Governo do Estado. O documento pode ser baixado no site www.amazonprev.am.gov.br, no link “Portal do Segurado” ou por meio do aplicativo “MEU RPPS”.

A emissão on-line da Cédula C é simples. No site da Amazonprev, basta clicar em “Portal do Segurado”, informar número do CPF e senha para fazer o login.

Caso ainda não tenha cadastro, o usuário deve preencher o formulário localizado à direita da tela, criar uma senha e informar um endereço de e-mail. Em seguida, deverá confirmar o cadastro na mensagem enviada ao endereço eletrônico informado. Se não conseguir localizar a mensagem de confirmação na caixa de entrada do e-mail, o segurado deve buscar na pasta de “spam”.

Após a confirmação por e-mail, é possível acessar o Portal, com o CPF e a senha cadastrados. Ao clicar no link da Cédula C, o segurado deve selecionar o ano do exercício desejado, no caso 2022, e informar número de matrícula. O documento será exibido em formato PDF e estará pronto para a impressão ou download. Além da Cédula C, o usuário do Portal do Segurado pode acessar outros documentos, como o contracheque, ou realizar consulta de processos.

“A emissão on-line garante aos nossos aposentados e pensionistas maior comodidade e desburocratiza a emissão do documento. É uma facilidade principalmente para nossos beneficiários que moram no interior do estado”, reforça Maria Neblina Marães, diretora-presidente da Amazonprev.

‘Meu RPPS’
A consulta da Cédula C, por meio do aplicativo “Meu RPPS”, é outra facilidade oferecida. Para acessar, basta instalar a plataforma no aparelho celular e utilizar a mesma senha do “Portal do Segurado”. Caso não tenha, será necessário realizar um novo cadastro de CPF, data de nascimento, e-mail e senha. Ao abrir a plataforma, o usuário deve selecionar as opções: Amazonas, Manaus e Amazonprev, na tela inicial.

O comprovante de rendimentos é um resumo de todos os ganhos recebidos pelo contribuinte, com a indicação do imposto retido durante o ano anterior – no caso, 2022 –, sendo obrigatório para a Declaração do Imposto de Renda 2023. O prazo para regularização junto à base de dados da Receita Federal começa no dia 15 de março e se encerra em 31 de maio. É passível de multa o contribuinte que não quitar a obrigação.

Casos específicos
Segurados que recebem mais de um benefício na Amazonprev, como, por exemplo, duas aposentadorias ou uma aposentadoria e uma pensão, e estejam vinculados a uma mesma esfera de poder (Executivo, Legislativo e Judiciário), terão o informe de rendimentos consolidado, com dados de todos os benefícios recebidos.

*Agência Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

INSS: aposentados também relatam descontos de seguros não contratados

Reclamações registradas no portal Consumidor.gov.br, gerido pelo Ministério da Justiça,...

Ofensiva militar ocupa área do tamanho da Espanha no Amazonas

As Forças Armadas mobilizam 1,1 mil militares em ofensiva...

Biden fala pela 1ª vez após diagnóstico de câncer: ‘Afeta a todos nós’

O ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se pronunciou nesta segunda-feira...

Netanyahu diz que Israel controlará toda a Faixa de Gaza e libera ajuda humanitária mediada por Exército

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse nesta segunda-feira (19) que Israel...