Covid: Anvisa suspende temporariamente autorização emergencial do medicamento Evusheld

Publicado em

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta terça-feira (7) que suspendeu temporariamente a autorização de uso emergencial do medicamento Evusheld (Tixagevimabe + Cilgavimabe), usado para tratar a Covid-19.

O remédio, fabricado pela AstraZeneca, foi o primeiro com indicação profilática autorizado no país, em fevereiro 2022. Ele é uma combinação de dois anticorpos monoclonais (cilgavimabe + tixagevimabe). Sua aplicação é feita por injeção intramuscular.

Segundo a Anvisa, a medida ocorre depois que dados apresentados pela empresa demonstraram uma queda significativa na eficácia do medicamento contra as variantes de preocupação do novo coronavírus em circulação no país.

Em janeiro, os Estados Unidos retiraram a autorização de uso emergencial do medicamento. Na época, a Food and Drug Administration (FDA), órgão equivalente à Anvisa no país, afirmou que o remédio não neutralizava subvariantes da ômicron, como é o caso da XBB.1.5.1.

O Evusheld possui indicação de uso na profilaxia pré-exposição e tratamento da Covid-19 de casos leves a moderados de Covid-19, para pacientes que possuem alto risco de progressão e agravamento da doença.

A agência ressalta ainda que, caso existam lotes do medicamento em território brasileiro, a empresa detentora da autorização devem fazer a devida comunicação aos profissionais de saúde quanto à ineficácia do medicamentos contra as variantes em circulação do Sars-Cov-2.

*g1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Quem são as vítimas de ataque em Nova Orleans

Entre as vítimas do ataque de Ano Novo em Nova...

João Fonseca vence francês e está nas semifinais do Challenger 125 de Camberra

João Fonseca segue brilhando em 2025. O brasileiro está...

Coronel Rosses é empossado vereador de Manaus com principais bandeiras na segurança pública e educação

O Coronel da Polícia Militar, vereador eleito Ubirajara Rosses...

Tonho Santos e Cleucivan Reis tomam posse para novo mandato em Codajás

Com 64,61% dos votos, a chapa superou o segundo...