PF cumpre mandados no AM contra fraude em licitações na construção civil no AC

Publicado em

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (16), a operação Fata Morgana no Amazonas. Os policiais cumprem mandados com o objetivo de investigar uma suposta organização criminosa suspeita de fraude em licitação ou contrato no Acre.

De acordo com a PF, a operação acontece além do Amazonas e Acre, em Santa Catarina e São Paulo. A ação cumpre 19 mandados de busca e apreensão, 12 mandados de suspensão do direito de participar de licitações e de firmar contratos com órgãos públicos e três suspensões do exercício da função pública.

A investigação foi iniciada a partir de Nota Técnica da Controladoria Geral da União (CGU), que apontou diversas irregularidades relativas a contratos, entre o Departamento de Estradas de Rodagens do Acre, a Secretaria de Estado de Infraestutura (Seinfra) e um consórcio de empresas de engenharia.

Os danos foram estimados em mais de R$ 5 milhões, que deverão ser objeto de ressarcimento.

Os investigados poderão responder judicialmente pelos crimes de associação a organização criminosa, fraude em licitação ou contrato e falsidade ideológica, entre outros delitos, cujas penas somadas podem ultrapassar 21 anos de prisão.

Fata Morgana

O efeito de Fata Morgana, do italiano fata Morgana, em referência à fictícia feiticeira (Fada Morgana) meia-irmã do Rei Artur que, segundo a lenda, era uma fada que conseguia mudar de aparência, é um efeito óptico (Princípio de Fermat).

Trata-se de uma miragem que se deve a uma inversão térmica, fazendo-se alusão aos ramais objeto de licitação que receberam milhões de reais em investimento no Acre.

*g1 Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Deputado Federal Capitão Alberto Neto defende internet de qualidade para escolas, hospitais e comunidades da Amazônia

Os deputados Capitão Alberto Neto (PL/AM) e Mauricio Carvalho...

Inmetro: Manaus é a 2ª cidade com mais irregularidades em material escolar

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)...

PF e Ibama destroem 29 embarcações no combate ao garimpo ilegal no Rio Madeira

A Polícia Federal e o IIbama (Instituto Brasileiro do...

Dólar abre em queda com Galípolo, emprego nos EUA e Banco do Brasil

O dólar operava em baixa, nesta quarta-feira (11/2), em um dia...