O presidente russo, Vladimir Putin, fez uma visita-surpresa à cidade ucraniana de Mariupol, devastada por bombardeios, em sua primeira viagem à zona ocupada desde o início da ofensiva russa na Ucrânia.
Putin chegou de helicóptero a Mariupol, em Donbass, e fez um tour pela cidade dirigindo ele mesmo um veículo, informou o Kremlin neste domingo (19).
De acordo com as imagens transmitidas pela televisão estatal russa, a viagem ocorreu à noite.
Nelas, é possível ver o presidente russo nas ruas conversando com os moradores.
“Rezamos por você”, diz um morador, que acrescenta que a cidade é “um pequeno paraíso”.
Putin também visitou a recém-reconstruída filarmônica local e recebeu um relatório sobre o trabalho de reconstrução em Mariupol, detalhou o serviço de imprensa do Kremlin.
É sua primeira visita a esta cidade portuária no sudeste da Ucrânia, devastada após meses de cerco pelas forças russas, que a capturaram em maio de 2022.
Segundo o Kremlin, o presidente russo também manteve uma reunião em Rostov-on-Don (sul da Rússia), perto da fronteira ucraniana, com oficiais do exército russo, incluindo o chefe do Estado-Maior, Valery Gerasimov.
O presidente russo chegou a Mariupol depois de visitar a Crimeia no sábado (18), no aniversário da anexação daquela península por Moscou em 2014
Ucranianos denunciam visita
As autoridades ucranianas de Mariupol denunciaram a visita de Putin Mariupol.
“O criminoso internacional Putin visitou, à noite, a Mariupol ocupada, provavelmente para não ver, à luz do dia, a cidade assassinada por sua ‘libertação'”, escreveu a Câmara Municipal no Telegram.
*R7