Prefeito lança ‘tarifa 10’ para amenizar pressão sofrida pela CPI da Águas de Manaus

Publicado em

O prefeito David Almeida (Avante), anunciou nesta quarta-feira, 22, o lançamento do projeto “tarifa 10”, que beneficiará pessoas em extrema pobreza. Essas famílias já não são legalmente isentas? David, estaria apenas replicando projetos que já existem no âmbito federal e que não funcionam em Manaus?

No mesmo dia, ocorreu também a primeira reunião da CPI das Águas de Manaus, instaurado pela Câmara Municipal, que investiga as cobranças e taxas abusivas por parte da empresa, até no tratamento de esgoto, em locais que não possui o mínimo de saneamento básico. 

Coincidência ou não, David foi assertivo na data de lançamento do projeto, tentando tirar o enfoque total da CPI, evitando até o comparecimento do presidente da concessionária ao CMM, uma vez em que ele estava no lançamento do projeto. 

Segundo o relator da CPI, o programa já é fruto da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que busca respostas pelas cobranças abusivas e serviços de má qualidade na distribuição de água feita pela concessionária.

“O prefeito de Manaus, David Almeida, nunca irá assumir e nem precisa, não queremos a paternidade desse projeto, queremos que a população seja beneficiada. Porém, fica claro que o programa é fruto de toda a pressão pública que a criação da CPI gera, como todo noticiário em torno da CPI e o prefeito precisou dar uma resposta a população. Essa é uma prova que a CPI não dará em pizza e já está produzindo resultados concretos!”, declarou Rodrigo Guedes.

A CPI irá investigar os contratos da empresa com a Prefeitura de Manaus, os serviços prestados pela empresa sem qualidade, cobranças abusivas, qualidade na distribuição de água e principalmente a taxa de esgoto cobrada em locais que não possuem serviços de tratamento de esgoto.

Manaus ocupa o 83º lugar entre 100 cidades do País, com pior saneamento básico, segundo o ranking do Saneamento, feito pelo Instituto Trata Brasil. Em meio as críticas e denúncias feitas diariamente pela população de Manaus, contra a concessionária pela baixa cobertura do serviço de coleta de esgoto, é importante destacar também que, o saneamento básico da capital amazonense é uma responsabilidade da Prefeitura de Manaus (Lei n.º 14.026/2020).

Agora, o novo projeto do prefeito é taxar pessoas que moram em condomínios e empresas do Polo Industrial da ZFM pelo uso e consumo de água na cidade, sendo que, as mesmas usam água de poço artesiano. Por outro lado, o IPTU e outros impostos municipais sofreram aumentos exagerados para 2023. Dessa forma fica fácil cobrar uma taxa de 10 reais na água, se o valor mensal do IPTU e outros impostos estão nas alturas. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Marido de mulher que morreu em piscina de academia recebe alta após 8 dias internado

Vinicius de Oliveira, marido de Juliana Faustino Bassetto, professora...

Tragédia em Itumbiara: cartas falsas de mãe circulam nas redes sociais

Em meio à repercussão do caso que chocou Itumbiara,...

Quem é Lucas Pinheiro Braathen, que conquistou o primeiro ouro do Brasil nos Jogos de Inverno

Lucas Pinheiro Braathen fez história na manhã deste sábado (14) conquistando...

Novo aciona TCU e acusa Janja de uso da máquina pública em carro alegórico

O partido Novo protocolou representação no Tribunal de Contas da...