Segurança nas escolas de Manaus; e o mundo paralelo do prefeito David Almeida

Publicado em

“Vocês sabiam que nas escolas municipais nós temos botão de pânico? Nós temos monitoramento? Nós temos todo um…(parte inaudível), nós temos sala de confinamento? Lugares de confinamento dentro das escolas, isso é uma boa pauta para que vocês possam explorar para que Manaus passe a ser conhecida dessa forma”, disse o Prefeito de Manaus, David Almeida.

Essa fala ocorreu durante uma coletiva de imprensa realizada na última segunda-feira (10/04), após um atentado em um colégio particular e diversas denúncias de compartilhamento em grupos de WhatsApp de milhares de mensagens, fotos, vídeos e áudios falando de supostas ameaças de ataques a escolas que poderiam ocorrer nos próximos dias na capital amazonense. Mas, segundo Almeida, as escolas de Manaus estão completamente preparadas para esse tipo de situação.

E a pedido do Prefeito, exploraremos esse assunto, que diz muito sobre como o gestor de Manaus está conduzindo essa grave situação. Em meio a mais uma fala mentirosa e infeliz, a realidade que vivem alunos e profissionais da educação, diante dos últimos acontecimentos no Brasil, demonstra o mundo paralelo que David Almeida vive.

Botão de pânico? Monitoramento? Sala de confinamento? Certamente essas escolas não são em Manaus.

Vários pais, professores e gestores de escolas municipais de Manaus entraram em contato com o Primeiro Portal, para reclamar da falta de segurança que estão vivendo nos ambientes educacionais devido as constantes ameaças de ataques, e também para demonstrar a revolta com o pronunciamento do prefeito; querendo vender uma imagem que não existe nas escolas manauaras, brincando com a segurança de alunos e profissionais da educação que estão expostos à qualquer tipo violência diariamente.

O pânico generalizado que tomou conta da cidade e vem fazendo com que muitos pais não queiram deixar seus filhos irem às escolas por medo do que possa acontecer, pois a precariedade nas estruturas escolares não apresenta nenhum tipo de segurança.

A redação do Primeiro Portal entrou em contato com a assessoria da prefeitura de Manaus e com a Semed para solicitar as informações expostas acima pelo gestor municipal, mas, até o fechamento desta matéria, não obtivemos resposta. Seguimos no aguardo das informações por parte das secretarias.

Segundo professores, gestores e pais que entraram em contato com o www.oprimeiroportal.com.br, o contrato de monitoramento existente foi feito na gestão Amazonino Mendes, estando obsoleto e não prevendo as dificuldades atuais.

Estaremos também fazendo as mesmas solicitações ao TCE-AM e Ministério Público, tendo em vista que a sonegação de informações é crime!

Fala do prefeito de Manaus, David Almeida:

Ataques a educação

Pânico, perda e insegurança; um sentimento compartilhado por diversos pais nos últimos dias. O ambiente educacional no Brasil virou cenário medo, devido aos últimos ataques realizados em escolas e creches por alunos e civis; uma juventude emocionalmente frustrada e dependente das tecnologias.

Manaus, vivenciou na tarde da última segunda-feira (10/04), momentos de desespero no Instituto Adventista do Amazonas, onde um jovem de 12 anos, aluno da instituição, conseguiu entrar na escola com uma faca e bombas caseiras. Na ocasião, ele acabou ferindo duas alunas e também quebrou um vidro e feriu uma professora. Por sorte, o autor do atentado foi contido por outros professores, evitando que mais pessoas ficassem feridas.

A sequência de ocorrências em creches e escolas no Brasil, despertou a indignação da população sobre as medidas que órgãos públicos municipais, estaduais e federais estão adotando para acabar com esses casos, levando mais segurança para dentro dos ambientes educacionais.

Outros casos recentes, que chocaram a população, foi de um estudante que matou a facadas uma professora de 71 anos em uma escola na zona oeste de São Paulo. Seguido de outra tragédia que ocorreu em Blumenau, onde um homem, 25 anos, invadiu uma creche com um machadinho e matou 4 crianças e deixou outras 5 feridas. Todos esses acontecimentos em menos de um mês!

Para que cenas como essas não se repitam, precisamos de medidas eficientes das autoridades para prevenir esses atos. Lembramos as autoridades, que mentir sobre assunto tão sério, pode se caracterizar omissão, e em casos mais graves, co-autoria. Pedimos aos pais que observem seus filhos e o que eles andam levando para as escolas, pois isso, não é invasão de privacidade, e sim, cuidado com os seus e o próximo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Projeto de Joana Darc quer implementar sistema de multas por maus-tratos aos animais vinculados ao CPF

A deputada estadual Joana Darc (UB), autora do Projeto...

Janeiro: o mês da conscientização sobre a saúde mental

O primeiro mês do ano ganhou destaque nos últimos...