Uma tubulação se rompeu, na manhã desta quarta-feira (19), na Avenida Desembargador João Machado, conhecida como Estrada dos Franceses, em Manaus. O problema deixou parte do bairro Alvorada 1 sem água.
Em nota, a Águas de Manaus informou que estava atuando no local, e que a previsão é que o abastecimento seja normalizado até o fim da manhã.
O rompimento ocorreu na madrugada desta quarta, em uma calçada, prejudicando a passagem de pedestres. A força da água também invadiu um estabelecimento comercial e formou uma camada de lama na avenida.
Uma equipe da Rede Amazônica esteve no local, no início da manhã. Moradores relataram falta de água no bairro.
O aposentado Lúcio Mesquita disse que foi surpreendido com a falta de água na casa dele desde as primeiras horas horas da manhã.
A Águas de Manaus afirmou, em nota, que enviou uma equipe para fazer a manutenção de rede emergencial no trecho. “Em decorrência do serviço emergencial, o bairro Alvorada I pode apresentar oscilações no abastecimento de água”, disse a empresa.
De acordo com a concessionária, a previsão é que o trabalho seja finalizado ainda na manhã desta quarta-feira. “Com a água retornando gradativamente em seguida e a liberação da via”, ressaltou.
Procurada, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) disse que vai notificar a concessionária de água para que apresente informações sobre as causas do rompimento da tubulação. O órgão também afirmou que vai pedir a apresentação de um plano de ação sobre as medidas adotadas pela empresa para conter os prejuízos causados aos moradores.
“A agência também já orientou a concessionária para abastecer com carro pipa unidades de saúde e de ensino afetadas pela suspensão no fornecimento de água, medida necessária para realizar o reparo na rede de água”, disse a Ageman.
Segundo a agência, foi solicitado apoio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) para orientar o tráfego de veículos e pedestres na área. “Usuários prejudicados com o desabastecimento devem acionar a Ouvidoria da Ageman pelos números 98842-2919 e 98842-5821”, afirmou a instituição.
*g1