Gerência de Recursos Hídricos do Ipaam realiza campanha de vistoria em poços tubulares de Itacoatiara

Publicado em

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por meio de sua Gerência de Recursos Hídricos (GERH), realizou uma campanha de vistorias e assessoramento ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), na regularização de 32 poços tubulares do sistema público de abastecimento de água em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus).

A ação aconteceu entre os dias 18 e 20 deste mês, quando a equipe também visitou a Comunidade Bethel, no quilômetro 30, para verificar uma obra de perfuração de poço comunitário, construído pelo Instituto Mãos Solidárias. Na oportunidade, foram realizadas reuniões para esclarecimentos quanto aos procedimentos e requisitos necessários para o pedido de outorga de direito de uso dos recursos hídricos.

O diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, assevera que a outorga de uso dos recursos hídricos é primordial para um serviço de qualidade à população e que o Ipaam tem trabalhado para conscientizar, além de legalizar, para que os poços instalados estejam de acordo com os requisitos básicos para o fornecimento de um serviço de qualidade à população.

“A regularização, por meio da outorga de uso de recursos hídricos, é o primeiro passo para que seja oferecido um serviço de qualidade sem que a saúde pública seja colocada em risco”, destacou Valente.

A diretora-presidente do SAAE, Marcela Cristine da Costa e o controlador interno, Luís Felipe do Nascimento, receberam a equipe da GERH do Ipaam, composta pelos analistas Ziomar Costa e Enéas Bonora, e disponibilizaram as informações a respeito do sistema de distribuição de água no município.

Durante as vistorias nos poços, distribuídos nos bairros do município, os analistas observaram, principalmente, a estrutura externa, a coleta de informações técnicas construtivas e de funcionamento. A equipe observou a necessidade de adequações de segurança nos poços, como a elevação da boca de alguns poços, construção de lajes de proteção, instalação de hidrômetro, tubo auxiliar de medição e dispositivo de coleta de água, itens imprescindíveis no processo de outorga.

A presidente da autarquia municipal concorda, admite às necessidades das adequações e mostra que a gestão já vem buscando e agindo para mudar esse quadro, na melhoria da qualidade da água oferecida à população.

“A regularização é obrigatória. Como gestora pública, devo prezar pela eficácia dos serviços prestados à população. Principalmente pelo fato do abastecimento de água potável ser um serviço essencial sob responsabilidade da administração municipal”, ressalta Marcela.

A gestora acrescentou que os três novos poços perfurados nesse período, atenderam todas as normas estabelecidas para legalidade de seu funcionamento.

A SAAE de Itacoatiara realiza manutenções corretivas e o controle da qualidade da água distribuída, com laboratório próprio de análises, faltando somente algumas ações e medidas para garantir, de maneira satisfatória, a qualidade do serviço de distribuição de água no município.

Gerência de Recursos Hídricos

A Gerência de Recursos Hídricos do Ipaam é responsável pela execução e fiscalização das outorgas de recursos hídricos no estado do Amazonas.

Ações como esta, em Itacoatiara, já foram realizadas em outros municípios (Iranduba, Manacapuru, Codajás, entre outros) e são de extrema importância para avaliar a situação dos poços que abastecem os municípios, quanto à quantidade e à qualidade, bem como a gestão deste recurso hídrico.

*Com informações da Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Conta de luz deve fechar ano com aumento de 7%, aponta Aneel

A última edição do InfoTarifa em 2025, divulgado pela Aneel (Agência...

PM suspeito de lavagem de dinheiro é exonerado da Casa Militar após ser preso com R$ 2,5 milhões em Manaus

O cabo da Polícia Militar preso com R$ 2,5 milhões...

Caso Benício: colega de trabalho diz em depoimento que alertou técnica para não aplicar adrenalina na veia

Novos depoimentos colhidos pela Polícia Civil na sexta-feira (5)...

Dino marca para fevereiro de 2026 julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu...