Acordo para proteção de patrimônio arqueológico em Manaus será assinado nesta segunda-feira (24)

Publicado em

A salvaguarda do patrimônio arqueológico existente na comunidade Nova Vida, localizada no bairro Nova Cidade, Zona Norte de Manaus, será assinada nesta segunda-feira (24).

O termo será assinado pelo Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) e o Museu da Amazônia (Musa).

Pelo acordo, o Musa irá executar, de forma voluntária, o trabalho de resgate e guarda do material arqueológico que será retirado do local, considerado de fundamental importância para entender a ocupação indígena da Amazônia no período pré-colonial.

A assinatura do termo põe fim à ação civil pública, ajuizada no ano de 2018 pelo MPF contra os habitantes da comunidade, à época considerados invasores, para que fossem condenados a desocupar a área onde fica localizado o Sítio Arqueológico Nova Cidade.

” Com a invasão, passou a haver um risco maior para o patrimônio arqueológico existente, em função da construção de fundamentos de residências e de outras edificações. Porém, ao longo do tempo essa ocupação cresceu, o bairro efetivamente se estabeleceu. E foi identificado, que do patrimônio arqueológico remanescente, havia apenas uma pequena área, correspondente ao que se entende serem três urnas funerárias”, explicou a procuradora da República Ana Carolina Haliuc Bragança.

Ao longo dos últimos meses, o MPF iniciou um processo de construção de consenso junto com as comunidades, com o apoio da DPE e da DPU, para chegar ao termo de compromisso que será assinado.

Com o acordo, será efetuado o resgate desse patrimônio arqueológico, com a escavação, a retirada do solo e a guarda. “A partir desse momento, não havendo mais patrimônio no local, a área não terá nenhuma pendência arqueológica que impeça a sua regularização fundiária”, acrescenta a procuradora.

*g1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Flávio Bolsonaro define anistia como prioridade após ser escolhido para disputar Presidência

Escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como pré-candidato à Presidência...

Copa do Mundo: dia de jogo do Brasil é folga? Pode assistir no trabalho? Tire dúvidas

O sorteio dos grupos da Copa do Mundo realizado nesta sexta-feira...

Conta de luz deve fechar ano com aumento de 7%, aponta Aneel

A última edição do InfoTarifa em 2025, divulgado pela Aneel (Agência...

PM suspeito de lavagem de dinheiro é exonerado da Casa Militar após ser preso com R$ 2,5 milhões em Manaus

O cabo da Polícia Militar preso com R$ 2,5 milhões...