Após 8 casos de gripe aviária, país entrará em emergência zoosanitária

Publicado em

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) declarou, nesta segunda-feira (22/5), emergência zoosanitária no país depois da confirmação de casos de gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1). Até o momento, oito casos em animais já foram confirmados, nenhum em humanos.

A portaria foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). A princípio, a medida terá validade de 180 dias.

Para fortalecer a vigilância contra a doença, será instituído um Centro de Operações de Emergência (COE). O ministério já tinha suspendido a realização de feiras de exposição de aves e a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, em estabelecimentos registrados.

“Até o momento, são oito casos confirmados em aves silvestres, sendo sete no estado do Espírito Santo, nos municípios de Marataízes, Cariacica, Vitória, Nova Venécia, Linhares e Itapemirim, e um no estado do Rio de Janeiro, em São João da Barra. As aves são das espécies Thalasseus acuflavidus (trinta-réis de bando), Sula leucogaster (atobá-pardo) e Thalasseus maximus (trinta-réis real)”, explica o ministério.

A pasta alerta para que a população não recolha ou entre em contato com aves doentes ou mortas.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) se pronunciou sobre o caso. De acordo com os representantes, trata-se de uma medida de antecipação já prevista “e amplamente discutida pelo Ministério com o setor produtivo, cujo único propósito é a desburocratização de processos para ganhar maior agilidade nas ações de monitoramento e eventuais necessidades de ações de mitigação”.

“Não há mudanças no status brasileiro de livre da enfermidade perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), exatamente por não haver qualquer registro da enfermidade na produção comercial”, ressalta a ABPA.

Foto:Scott Olson/Getty Images

*Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

‘Estou arrependido’, diz síndico que matou corretora mineira em GO

O síndico suspeito de matar a corretora mineira Daiane...

Master: BC não identificou Pix, TED nem boletos da Tirreno referentes a operações de crédito

O Banco Central não identificou movimentação financeira da Tirreno...

Moraes nega pedido de suspeição de Toffoli em caso Eike Batista

O ministro Alexandre de Moraes, presidente em exercício do...

Jogo de investigação criminal vira febre e rende R$ 100 mil por mês a casal

Você já se pegou tentando adivinhar quem é o...