Manaus recicla 2,1% dos resíduos, percentual abaixo da média nacional

Publicado em

Nesta segunda-feira (05) é Dia Mundial do Meio Ambiente e, também, Dia Nacional da Reciclagem, datas que reforçam a importância da preservação e uso consciente dos recursos naturais. A reciclagem é um pilar importante da preservação do planeta, porque através dessa prática é feita a destinação correta dos resíduos produzidos pela população, conforme explica o embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) em Manaus, biólogo Daniel Santos, da Damata Consultoria. 

O índice de reciclagem no Brasil é de 4%, conforme dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Em Manaus, o número está abaixo da média nacional. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), em 2022, do total de resíduos domésticos recolhidos na cidade, 2,1% foram reciclados. 

Os resíduos são recolhidos pela Prefeitura de Manaus, nos Pontos de Entrega Voluntária de Reciclados (PEVs) e através do programa de Coleta Domiciliar de grandes objetos. São depois encaminhados para as Associações de Catadores.

O percentual alcançado pelo Brasil está abaixo de países com desenvolvimento econômico similar, como Argentina, Chile e Turquia, que reciclam, em média, 16% dos resíduos gerados. É o que aponta o biólogo Daniel Santos. 

Segundo ele, o número de pontos de coleta seletiva na capital amazonense tem crescido, mas ainda está longe do ideal. Atualmente, são 56 PEVs distribuídos em todas as zonas da cidade. “Nota-se um avanço. Até alguns anos atrás eram poucos pontos, mas ainda é preciso mais investimentos. Estamos abaixo da média de reciclagem do Brasil, que já é muito pequena comparado com outros países”, destacou.

Daniel Santos ressalta que alguns pilares precisam ser reforçados, para que Manaus avance e chegue a melhores resultados, como a educação ambiental nas escolas, centrais de compostagem e a melhoria da estrutura para coleta e destinação dos materiais através das cooperativas. Um outro ponto que merece destaque, de acordo com ele, é a conscientização dos empresários para a importância da logística reversa, que é um conjunto de procedimentos adotados para recolher e encaminhar os resíduos gerados pelo negócio.

“Temos bons exemplos no Brasil de como essa ação conjunta entre indústria e sociedade pode funcionar. É o caso das latas de alumínio, que são quase 100% recicladas”, observou.

Daniel acrescenta que, quando se trata de logística reversa, os benefícios vão além da preservação de recursos naturais. É uma maneira de movimentar a economia, gerando emprego e renda. Em Manaus, são beneficiados pelo programa de coleta da Semulsp 16 cooperativas e associações de catadores. “Esse número pode ser ampliado se, paralelo à atuação da secretaria, as empresas também se empenharem nessa área”, frisou.

Foto: Divulgação

*A crítica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Veja prints que indicam possível premeditação de Pedro Turra em briga

O Metrópoles teve acesso a prints anexados à denúncia do Ministério...

Fim do mistério: Ídolo do São Paulo define futuro após meses de sondagens

Luciano finalizou nesta sexta-feira (13) todos os trâmites burocráticos...

Henri Castelli abre o jogo sobre sua situação financeira: “Não tenho nem R$ 50”

O ator Henri Castelli voltou a chamar atenção nas redes sociais...

Presidente interina da Venezuela está fazendo ‘ótimo trabalho’, afirma Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta...