Padilha diz que Lula não decidiu se faz troca no Turismo e terá reunião com ministros na quinta

Publicado em

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve realizar na próxima quinta-feira (15) uma reunião ministerial no Palácio do Planalto, em Brasília. O titular responsável pela articulação política confirmou ainda que o governo discute com o União Brasil eventuais substituições à frente dos ministérios.

“O presidente Lula deve fazer nesta quinta-feira uma reunião ministerial, quer ouvir cada ministro, cada ministra, mostrar o balanço das suas ações até o momento e planejar o próximo período do governo”, disse Padilha durante uma coletiva de imprensa após uma reunião com Lula, demais ministros e parlamentares.

O ministro afirmou também que não há definição sobre uma possível troca no Ministério do Turismo, atualmente comandado por Daniela Carneiro, mas que o governo discute o tema com o União Brasil. Segundo Padilha, Lula está com a agenda aberta para receber qualquer ministro, mas não há confirmação de encontro do petista com a titular nem com seu marido, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho (Republicanos).

“O partido União Brasil vem apresentando desejo de reformulação da representação dos seus três ministros. É absolutamente natural que um partido queira apresentar isso. Mas está na pauta discutir com o União Brasil essa reformulação. Eu sempre digo que o governo é igual a um rali: de vez em quando precisa trocar o motorista, o pneu. O que importa é estar no caminho certo”, acrescentou Padilha.

Daniela é considerada distante da bancada do União, com expectativa de, inclusive, abandonar o partido e migrar para o Republicanos. Além disso, o Ministério do Turismo atrai atenção pelo reforço financeiro que geralmente recebe via emendas parlamentares, sobretudo com vistas a financiar eventos.

Em busca de construir uma base consolidada no Congresso Nacional, Lula já admite promover mudanças nas lideranças de pastas da Esplanada, sobretudo para atrair o centrão, grupo político que tem sido decisivo nas votações legislativas. A sinalização mais pacificada é a troca de Daniela.

Por isso, o União Brasil já trabalha com outro nome para a cadeira: o deputado Celso Sabino (PA). A troca atende a um pedido do líder do partido na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (BA), que esteve reunido com Lula recentemente. Também há o aval do presidente da sigla, o deputado federal Luciano Bivar (PE), e de outros parlamentares da bancada.

*R7

*Foto: VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL – 10.4.2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Marido de mulher que morreu em piscina de academia recebe alta após 8 dias internado

Vinicius de Oliveira, marido de Juliana Faustino Bassetto, professora...

Tragédia em Itumbiara: cartas falsas de mãe circulam nas redes sociais

Em meio à repercussão do caso que chocou Itumbiara,...

Quem é Lucas Pinheiro Braathen, que conquistou o primeiro ouro do Brasil nos Jogos de Inverno

Lucas Pinheiro Braathen fez história na manhã deste sábado (14) conquistando...

Novo aciona TCU e acusa Janja de uso da máquina pública em carro alegórico

O partido Novo protocolou representação no Tribunal de Contas da...