MEC dará bônus a melhores escolas e professores para incentivar menor defasagem na alfabetização

Publicado em

O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta semana uma política de alfabetização das crianças de seis e sete anos que dará prêmios para as melhores escolas, gestores e professores. O governo também vai criar uma avaliação só para medir a alfabetização.

Provas constantes e dinheiro para as melhores práticas são parte importante do programa de alfabetização do Ceará, Estado que foi governado pelo atual ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e que se tornou referência de ensino sobre leitura e escrita no país.

Educadores mais à esquerda, no entanto, criticam um modelo de bônus que valorize as melhores escolas e não ajude as que têm pior desempenho.

O governo federal não deixou claro que tipo de prêmio será oferecido e se ele será em dinheiro ou não.

Camilo mencionou durante o anúncio do programa que está sendo “construída com a Unesco” uma premiação nacional. O lançamento do programa também teve a participação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Avaliações feitas em 2021 mostram que 56,4% das crianças de sete anos no Brasil não estavam alfabetizadas. O país também ficou entre as últimas colocações no PIRLS, exame internacional que avalia a leitura de crianças do quarto ano.

A pandemia ainda agravou as lacunas de alfabetização entre alunos mais velhos e um dos grande, problemas hoje são estudantes até de quinto e sexto ano (10 e 11 anos) que não sabem ler e escrever plenamente.

Especialistas ouvidos pela reportagem elogiam o modelo de colaboração entre União, Estados e municípios, mas veem desafios como a capacidade de transferir verbas.

Em 2012, na gestão Dilma Rousseff (PT), o governo federal lançou outro programa inspirado no modelo cearense, mas não teve o mesmo êxito do Estado nordestino nos anos seguintes após problemas na implementação e continuidade das ações.

“Queremos garantir que 100% das crianças brasileiras sejam alfabetizadas ao fim do segundo ano do fundamental. E também a recomposição da aprendizagem das crianças impactadas pela pandemia”, disse o ministro.

*R7

*Foto: WILSON DIAS/ AGÊNCIA BRASIL

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Quem é Otávio Müller, pai do filho de Preta Gil

O ator Otávio Müller, 59, é o pai de...

Peixe invasor com 18 espinhos é encontrado em destino turístico na Bahia; espécie não tem predadores

Um peixe invasor foi capturado por moradores no destino...

Lei sobre uso de animais nas escolas surpreende professores no Amazonas

Sem nenhum registro de uso de animais em aulas...

Bortoleto diz que boa fase da Sauber é “motivação extra” para o GP da Bélgica

Dificilmente alguma equipe vai voltar da pausa na temporada...