Afegãos no aeroporto de Guarulhos enfrentam surto de sarna

Publicado em

Os afegãos que estão no aeroporto de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, enfrentam um surto de sarna. Os refugiados estão no local e aguardam a ajuda dos governos municipais e estaduais para encontrar um abrigo, em uma espera de até um mês.

De acordo com informações da Agência Brasil, a Prefeitura de Guarulhos foi até o aeroporto e forneceu remédios grátis aos afegãos. Entretanto, os refugiados não sabem se esses medicamentos são para o combate da sarna.

A doença contagiosa é causada por um ácaro que entra na pele e provoca forte coceira. A sarna é facilmente transmitida entre pessoas e é muito comum em locais com grande aglomeração, como escolas ou casas de repouso.

No caso dos afegãos que estão no aeroporto, o uso de cobertores coletivos e o pouco espaço que os refugiados possuem para esperar um abrigo público podem ter contribuído para o surto.

Uma representante de uma ONG que trabalha com os afegãos afirmou ao R7 que diferentes doenças já se espalharam entre os refugiados que estão no local, como gripes e até infestação de piolhos.

Ao menos 185 afegãos ainda permanecem no aeroporto de Guarulhos. Segundo a prefeitura da cidade, até a última semana as quase 200 vagas de abrigo para estrangeiros já estavam ocupadas por cidadãos do Afeganistão.

Segundo o Itamaraty, até 14 de junho o governo brasileiro autorizou a concessão de 11.576 vistos de acolhida humanitária para afegãos. Desse total, 9.003 vistos foram efetivamente entregues aos requerentes.

*R7/Foto: ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Projeto de Joana Darc quer implementar sistema de multas por maus-tratos aos animais vinculados ao CPF

A deputada estadual Joana Darc (UB), autora do Projeto...

Janeiro: o mês da conscientização sobre a saúde mental

O primeiro mês do ano ganhou destaque nos últimos...