Manaus tem 116 imóveis abandonados, 103 deles no Centro

Publicado em

Manaus tem 116 imóveis abandonados, 103 deles no Centro. As informações foram repassadas pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) à Rede Amazônica, nesta terça-feira (11).

O dado acende alerta sobre os riscos de desabamentos, como os ocorridos em Recife neste mês.

De acordo com o Implurb, a maioria dos prédios abandonados em Manaus é de propriedade particular. O instituto afirmou, ainda, que a responsabilidade em relação a prédios, imóveis e lotes abandonados é dos proprietários.

Segundo a instituição, os donos devem atender à legislação em vigor, no caso o Plano Diretor de Manaus.

A lei 003 (Código de Obras), destaca no capítulo II, art. XI, que [e “é obrigatória a manutenção e limpeza dos terrenos e imóveis abandonados, assim como seu fechamento com muros ou cercas, para garantir a segurança dos imóveis lindeiros”.

“Cabe ao Poder Público realizar ação de fiscalização municipal, para a não descaraterização destes bens e vistoria, em caso de obras autorizadas e licenciadas”, destacou o Implurb.

O instituto informou que, caso as estruturas abandonadas entrem em colapso e ocorra algum desabamento, é feita a interdição do imóvel. “Para dar segurança e reduzir danos ao entorno”, ressaltou.

Depois da produção de um laudo, o local poder ser desinterditado. “Há soluções que podem ser adotadas pelo proprietário para manutenção”, afirmou o Implurb.

*g1 / Foto: Divulgação/Nortimóveis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Projeto de Joana Darc quer implementar sistema de multas por maus-tratos aos animais vinculados ao CPF

A deputada estadual Joana Darc (UB), autora do Projeto...

Janeiro: o mês da conscientização sobre a saúde mental

O primeiro mês do ano ganhou destaque nos últimos...