Lula confirma Celso Sabino no Ministério do Turismo

Publicado em

O Palácio do Planalto informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o deputado Celso Sabino (União-PA) para assumir o comando do Ministério do Turismo. Segundo o governo, a nomeação de Sabino sairá no Diário Oficial da União (DOU) nos próximos dias.

O convite foi feito durante reunião, nesta quinta-feira (13/7), na sede da Presidência. Também participaram da conversa, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE). O encontro para acertar a nomeação de Sabino foi antecipado pela coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles.

Atualmente, a pasta do Turismo é chefiada por Daniela Carneiro (RJ), que pediu desfiliação do União Brasil. O partido tem pressionado o governo a substituir a atual ministra por Sabino.

Na semana passada, o Palácio do Planalto confirmou a saída de Daniela Carneiro do primeiro escalão do governo e a entrada de Sabino. Após reunião entre Lula e Daniela, o ministro das Comunicações, Paulo Pimenta, disse que a ministra colocou o cargo à disposição do presidente.

O União comanda três pastas na Esplanada dos Ministérios: Turismo, Comunicações e Integração Regional. Apesar disso, o partido tem sido contrário ao governo em votações importantes e argumenta que não se sente representado pelos chefes dos ministérios.

Embora sua nomeação como novo ministro do Turismo ainda não tenha sido oficializada, o parlamentar passou o último mês atuando informalmente na área. Ele conversou com ex-ministros e analisou dados e demandas do setor.

Amigo próximo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), Sabino está em seu segundo mandato como parlamentar. Em algumas ocasiões, durante a última legislatura, Sabino ficou próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e chegou a acompanhá-lo em viagens.

Trocas ministeriais

Esta é a segunda troca ministerial do terceiro mandato de Lula. Em abril, o general da reserva Gonçalves Dias, que comandava o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), foi substituído pelo também general da reserva Marcos Antonio Amaro.

Dias deixou o primeiro escalão do governo após gravações do circuito interno do Palácio do Planalto serem divulgadas. Nas imagens, o então ministro é visto dentro do edifício durante os atos golpistas de 8 de janeiro, quando bolsonaristas radiciais invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Além da troca no Ministério do Turismo, o governo ainda estuda fazer outras trocas para alocar aliados e garantir apoio no Congresso Nacional.

Foto:Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

*Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Policiais resgatam oito pessoas feitas reféns por piratas no Amazonas

Oito tripulantes, incluindo uma criança de oito meses, foram...

Projeto de Joana Darc quer implementar sistema de multas por maus-tratos aos animais vinculados ao CPF

A deputada estadual Joana Darc (UB), autora do Projeto...

Janeiro: o mês da conscientização sobre a saúde mental

O primeiro mês do ano ganhou destaque nos últimos...