Os 5 hábitos alimentares que ajudam na perda de peso, segundo nutricionista

Publicado em

A perda de peso pode ser um desafio, quando não é acompanhada de mudanças de hábitos a longo prazo. Um estilo de vida mais saudável pode vir acompanhado de diversos benefícios, como a redução do risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Por isso, a nutricionista Guna Bilande, em entrevista ao jornal The Mirror, explica as cinco maneiras de promover um dia a dia voltado à recuperar o controle do peso.

Prato bem dividido

Para Guna, uma refeição bem dividida significa ter um pouco de cada alimento. Ter um pouco de tudo é o ideal. O prato fica mais completo se for dividido em 25% de proteína magra, como salmão, frango ou ovos, metade de vegetais e o restante de carboidratos complexos, encontrados na batata, no arroz e no macarrão.

— A proteína magra é realmente importante na dieta porque ajuda a construir e reparar músculos e mantém você se sentindo mais cheio por mais tempo, promovendo assim a perda de gordura — explica.

Preparar as comidas

Outra maneira de ter controle das calorias que estão sendo ingeridas diariamente é fazendo a preparação das próprias comidas. Como por exemplo, no hábito de fazer “marmitas” para a semana inteira em um único dia, que tem ganhado força nas redes sociais. Além disso, é uma garantia que a refeição proverá o necessário para o corpo.

— Se você estiver fazendo um prato de comida, sempre prepare mais do que precisa. Dessa forma, você pode embalar as sobras e colocá-las na geladeira ou no freezer para outro dia. Esse hábito impede a busca por alimentos ‘convenientes’ e rápidos, que podem ser embalados com sal e açúcar — pontua a nutricionista.

Comer devagar

O ato de desacelerar a velocidade com que se come uma refeição garante uma saciedade maior com menos comida. Segundo Guna, isso fará com que a pessoa pare assim que estiver satisfeito, sem procurar por mais.

— Dar mordidas menores e mastigar corretamente ajudam bastante. É importante especialmente para os pacientes após a cirurgia, porque o corpo não tolera grandes quantidades de comida — diz.

Beber água

A água é um dos principais colaboradores do sistema digestivo. Ela ajuda a comida a seguir seu caminho, além de promover a sensação de saciedade quando ingerida na quantidade ideal.

— Se você se mantiver bem hidratado e se mantiver um alto nível de proteína em sua dieta, manterá a fome afastada. Então, se você ainda quiser fazer um lanche depois de comê-lo, é muito mais provável que vá comer menos do que se fosse imediatamente — esclarece.

30 minutos de atividade física diários

A rotina equilibrada de alimentação consciente sozinha pode ser benéfica, mas os seus resultados melhoram ainda mais com a inserção de exercícios físicos. Qualquer atividade física por 30 minutos diários já promovem saúde e bem estar, além de colaborar na perda de gordura.

— Encontre algo que funcione para você e continue com isso. As pequenas coisas são importantes — aconselha a especialista.

Foto: Freepik

*O Globo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Bombeiros encontram corpo durante buscas por desaparecidos de naufrágio no Encontro das Águas em Manaus

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) encontrou,...

Paolla Oliveira abre o jogo sobre Diogo Nogueira: “Sou louca por ele”

Paolla Oliveira e Diogo Nogueira estão ensaiando uma reconciliação? Os dois, que anunciaram...

PCdoB: morre Renato Rabelo, que presidiu o partido de 2001 a 2015

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) comunicou que morreu neste domingo,...

Arquivos Epstein: lista ‘final’ de famosos inclui Marilyn Monroe, Elvis e Fidel Castro

A procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, divulgou uma lista...