Quem é Marcio Pochmann, economista anunciado para presidir o IBGE

Publicado em

O economista Marcio Pochmann será o novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo anúncio do ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta. Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 2011, o professor voluntário da Unicamp foi duas vezes candidato a prefeito de Campinas (SP), mas não se elegeu.

Atuação acadêmica

Pochmann é formado em ciências econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, em 1993, tornou-se doutor pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Em 2000, virou professor livre docente pela Unicamp e, em 2014, assumiu como titular da universidade. O político, que tem 61 anos, se aposentou na Unicamp em 2020, mas seguiu como professor colaborador.

Segundo o Instituto de Economia, Pochmann seguia, até o semestre passado, dando aulas como colaborador. O próprio instituto informou, no entanto, que ele deve ser desligado pelo tempo que permanecer na presidência do IBGE.

O indicado pelo governo também tem mais de 60 livros ligados à economia publicados.

Vida política

Pochmann tem intensa atuação política, especialmente em Campinas – quando foi derrotado em duas eleições para prefeito. O economista também tentou vaga como deputado federal em 2018, quando ficou na suplência.

Em nota, o PT de Campinas defendeu a decisão do governo de indicá-lo para presidência do IBGE. “A vida acadêmica e profissional de Márcio demonstra que será um grande acerto do Governo Lula”, comunicou em nota.

  • Eleições de 2012

Candidato pelo PT, Pochmann iniciou a campanha com pouca intenção de voto nas primeiras pesquisas, mas cresceu e alcançou o segundo turno – quando foi derrotado por Jonas Donizette (PSB), atualmente deputado federal.

Naquele segundo turno, o economista foi escolhido por 42,31% dos eleitores, ou 231.420 votos. Jonas venceu com 57,69%, ou seja, 315.488 votos.

  • Eleições de 2016

Ao contrário do crescimento que teve na campanha anterior, Pochmann não obteve votos suficientes para chegar ao segundo turno em 2016.

Jonas Donizette buscava a reeleição e Pochmann realizou a campanha em meio às dificuldades enfrentadas pelo PT por conta das denúncias da Lava Jato. Com isso, o economista ficou em terceiro, com 74.334 votos (15,04%). Jonas foi reeleito no primeiro turno.

  • Eleições de 2018 e mais

Dois anos depois, o economista tentou vaga como deputado federal e obteve 53.261 votos, o que garantiu apenas vaga como suplente.

Antes das eleições, Pochmann foi Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade durante governo de Marta Suplicy (PT), em São Paulo.

Também presidiu, entre 2012 e 2020, a Fundação Perseu Abramo, associação ligada ao Partido dos Trabalhadores para “desenvolvimento de atividades como as de reflexão política e ideológica, de promoção de debates, estudos”.

Pochmann foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) entre 2007 e 2012 e participou da transição do governo após a eleição de Lula.

Mudança no IBGE

O diretor de pesquisa Cimar Azeredo está temporariamente à frente da presidência do órgão. A data da posse ainda não foi definida.

“Marcio Pochmann que vai para o IBGE e não teve nenhum ruído sobre isso. Vai ser o presidente, vai assumir o IBGE”, anunciou Pimenta após se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ministro afirmou também que a opção de colocar o economista na presidência do instituto não teve nenhuma espécie de veto dentro do governo.

De acordo com o blog da Natuza Nery, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, não foi avisada sobre a troca. O IBGE é ligado ao Planejamento.

Foto: Reprodução/Instagram

*g1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Fiscalização ambiental resulta em mais de R$ 100 mil em multas no interior do Amazonas

Mais de R$ 100 mil em multas foram aplicados...

Militares são presos por fraudes com uso de ‘cashback’ no AM

Dois militares das Forças Armadas foram presos por envolvimento...

Presidente da Síria diz não ter medo de guerra com Israel

O presidente da Síria, Ahmed al-Sharaa, acusou Israel de tentar desestabilizar o país...

Tailandesa que chantageou monges budistas filmou relações sexuais e extorquiu religiosos em milhões

A tailandesa que foi presa pelo envolvimento em escândalo...