A atriz Neusa Borges, com mais de 66 anos de carreira no currículo, revela ter uma personalidade forte durante a conversa de quase uma hora com a reportagem do R7. A catarinense — hoje uma quase baiana, moradora de Salvador — sente-se à vontade. Fala o que lhe vem à cabeça, sobre tudo e sobre todos. Com ela, não há meias palavras.
“Todo mundo [sente o preconceito devido à idade]. Não só eu. Aqui no Brasil velho é trapo. Quando chega a uma certa idade, você é encostada”, afirma a veterana, de 81 anos, ao ser questionada sobre a dificuldade no mercado de trabalho para os idosos.
Apesar da crítica, Neusa deixa claro que 2023 foi diferente: um ano em que ela tem trabalhado bastante. Ganhou, inclusive, o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Cinema de Gramado (RS), pela atuação como Malvina, mãe do humorista Mussum (Ailton Graça), no longa Mussum, o Filmis.
“Foi a maior surpresa da minha vida. Eu não achava que fiz um trabalho para merecer esse prêmio”, diz ela. “E trabalhar com o Ailton Graça… Ele tem como artista 90% do Mussum. Então, ficou uma coisa gostosa, sabe? Ele é a alma gêmea do Mussum”, elogia Neusa, na sequência.
Neusa Borges e Ailton Graça já haviam trabalhado juntos em 2005, vivendo mãe e filho em uma novela, mas os dois se desentenderam nos bastidores, a ponto de a atriz ligar para a autora, Glória Perez, e reclamar. A mágoa, no entanto, parece ter ficado para trás.
“Meu amor, eu não sou de raiva, de mágoa de ninguém. Eu sou uma pessoa positiva.”
*R7/FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM/@NEUSABORGESOFICIAL