Câmara Legislativa do DF prevê denunciar cerca de cem pessoas no relatório final da CPI do 8 de janeiro

Publicado em

A CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) prevê denunciar cerca de cem pessoas no relatório final, entre eles financiadores, envolvidos e responsáveis pelo transporte dos manifestantes nos atos do 8 de Janeiro. A informação foi dada pelo presidente da comissão, Chico Vigilante (PT), ao portal R7. Desde o início, no começo de março, a CLDF ouviu 28 depoimentos e realizou 29 sessões. A expectativa é que os trabalhos terminem até o fim de novembro.

“O término [da CPI] está previsto para 5 de dezembro, mas quero ver se até novembro o relatório está pronto, para que possamos disponibilizar aos demais deputados [o documento] e em seguida fazer a votação”, afirma Chico Vigilante.

O parlamentar descarta a necessidade de acareação, medida cogitada devido às divergências entre as declarações de alguns militares na Casa, como a do coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues e a do coronel da Polícia Militar Paulo José Bezerra.

Isso porque, ao depor em junho, Casimiro disse que foi José Bezerra quem deu a ordem de abrir a Esplanada. No entanto, em setembro, o coronel da PM negou a declaração e chegou a afirmar que o colega de farda merecia o “troféu Pinóquio de cara de pau do ano”. Para Chico Vigilante, será possível encontrar a verdade dos fatos confrontando os dois depoimentos.

Reta final

A cerca de dois meses da conclusão, no entanto, as divergências entre os deputados têm aumentado, e a oposição não descarta a possibilidade de apresentar um relatório paralelo, caso “sinta que haja alguma injustiça” entre os indiciados.

Relator da CPI, Hermeto (MDB) afirma que o documento oficial já tem mais de 200 páginas e reforça consistência e objetividade do texto.

*R7/FOTO: EURICO EDUARDO/CLDF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Delegado Péricles apresenta resultados do Cepcolu ao novo superintendente regional de saúde no Amazonas

O hospital dia foi construído com emendas parlamentares enviadas...

‘Esperança’, diz médico sobre nova técnica contra câncer de pâncreas, doença de Edu Guedes

Silencioso, agressivo e de difícil diagnóstico, o câncer de pâncreas voltou...

Fraude no INSS: 4 meses depois, responsáveis por desviar dinheiro dos aposentados ainda não foram identificados

A Operação Sem Descontos, deflagrada para investigar fraudes envolvendo descontos indevidos...

Bolsonaro “espera” por Moraes após dizer que não descumpriu cautelares

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sinalizou recuo nessa terça-feira (22/7) e...