Fiscais do Ibama e do Instituto Chico Mendes destroem madeireiras que agiam dentro de territórios indígenas no Amazonas

Publicado em

Fiscais do Ibama e do Instituto Chico Mendes(ICMBio) destruíram madeireiras que agiam dentro de territórios indígenas no Amazonas.

A fiscalização identificou 11 madeireiras ilegais e destruiu nove delas. A ação em Manicoré, no sul do estado. contou com o apoio de homens da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional.

Durante a operação os fiscais do Ibama encontraram uma espécie de pátio clandestino usado pelos madeireiros para esconder madeira ilegal da fiscalização. No local, foram encontradas várias espécies nobres de madeiras, como piquiá, massaranduba e angelim ainda em tora, mas logo ao fundo as mesmas espécies já beneficiadas e prontas para serem comercializadas.

“São madeiras de alto valor aquisitivo e pela característica que a gente viu aqui essa madeira ela provavelmente é originária da terra indígena porque é uma madeira de grande dimensões difícil de encontrar por aqui”, Geraldo França, agente do Ibama.

A região possui dois planos de manejos obtidos pelas madereiras, mas durante sobrevoo o Ibama constatou que a área com a autorização para retirada de madeira está intacta, e que o manejo era utilizado apenas pra esquentar a madeira extraída ilegalmente do território indígena.

“Esse é outro braço da operação onde a gente vai na origem dos créditos ilegais e consegue demonstrar no processo que todo o crédito madeireiro dessa região está sendo tirado de plano de manejos falso fake”, conta Givanildo Lima, agente do Ibama.

De acordo com o Ibama até agora foram apreendidas 1.500 metros cúbicos de madeira, equivalente a uma área desmatada de 100 campos de futebol.

Foto: Reprodução/TV Globo

*g1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Motociclista morre após ser atingido por carro em cruzamento na Zona Centro-Sul de Manaus

Um motociclista identificado como Marcelo Alencar Castro, de 30...

Rede Feminina de Combate ao Câncer promove encontro solidário para apoiar pacientes oncológicos em Manaus

A Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas...

Coren-AM cobra cumprimento do piso da Enfermagem em editais de concursos públicos e Processos Seletivos

Ao todo, sete editais sofreram a intervenção do Coren-AM...

O papel da limpeza profissional na prevenção de doenças respiratórias

Com a chegada do verão amazônico, empresa JAN-PRO fala...