Free Porn
xbporn

Veja até quando vai durar a onda de calor histórica no Brasil

Publicado em

Pela quarta vez no segundo semestre de 2023, o Brasil será atingido por uma onda de calor. Doze estados e o Distrito Federal devem registrar temperaturas pelo menos 5°C acima do normal para novembro.

Segundo os meteorologistas ouvidos pelo R7, o fenômeno deve durar até a quarta-feira (15), com possibilidade de extensão. 

A meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo, afirma que esta onda de calor poderá ser mais forte do que as registradas em agosto, setembro e outubro deste ano. Também há possibilidade do país estabelecer um novo recorde histórico de temperatura máxima.

Até então, a maior temperatura oficialmente medida no Brasil foi de 44,8°C, em Nova Maringá (MT), nos dias 4 e 5 de novembro de 2020, na fortíssima onda de calor da primavera, segundo os registros do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Para a meteorologista Deise Moraes, do Inmet, o recorde deve ser batido provavelmente nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. O instituto, inclusive, emitiu o alerta vermelho (de grande perigo) para a região Centro-Oeste.

No total, os estados que serão atingidos pela onda de calor são: Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Bahia, Maranhão e Piauí.

Quais são as causas da onda de calor?

A meteorologista Deise Moraes afirma que alguns fatores explicam o calor excessivo e fora de época, como o El Niño (o aquecimento acima da média das águas do oceano Pacífico equatorial) e o aumento da temperatura global da superfície terrestre e dos oceanos.

“As ondas de calor são geradas por bloqueios atmosféricos que inibem a formação de chuvas e o avanço dos sistemas frontais. Com isso, há a incidência de raios solares mais intensos”, acrescenta Moraes.

O El Niño dificulta, ainda, a formação de corredores de umidade e afeta a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera, o que ajuda a manter o ar mais quente do que o normal sobre o Brasil, com chuvas que ocorrem de forma mais isolada.

Segundo o Climatempo, a primavera de 2023 acontece com um El Niño de forte intensidade, que vai persistir também durante o verão 2023/2024.

Confira as capitais brasileiras que podem bater recorde de temperatura no ano:

• São Paulo: 37°C, em 12/11
• Campo Grande: 39°C, em 11/11
• Belo Horizonte: 37°C, em 13/11
• Curitiba: 34°C, em 12/11
• Goiânia: 40°C, em 15/11
• Vitória: 37°C, em 12/11

*r7/Foto: EDU GARCIA/R7 – 03.03.2022

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Multidão invade delegacia e lincha suspeito de estuprar e matar criança de 1 ano no Amazonas

Uma multidão invadiu a delegacia de Jutaí, no interior...

“Manausmed chegou ao fundo do poço”, denuncia vereador Rodrigo Guedes

Defensor dos direitos dos servidores estatutários da Prefeitura de...

Comediante cega denuncia importunação sexual durante show de stand-up em SP: ‘Vamos expor, eles são nojentos’

A Polícia Civil investiga uma denúncia de importunação sexual...

Israel bombardeia Beirute no maior ataque ao Líbano desde o início da guerra, e 8 morrem; Hezbollah lança 150 foguetes

O Exército de Israel bombardeou Beirute nesta sexta-feira (20), no maior ataque...