“O que vale para um lado vale para o outro.”
Essa frase singela circula de forma otimista entre os conselheiros do Palmeiras desde o fim de semana passado, quando o clube se tornou líder do Campeonato Paulista.
O significado da sentença atribuída ao comando de futebol, leia-se Leila Pereira e Anderson Barros, é que, se Abel Pereira não renovar seu contrato até 2027, não o romperá antes do final. E ele vale até o dia 31 de dezembro de 2024.
Portanto, as suas queixas, inclusive com frases duras, como estar “de saco cheio” do futebol brasileiro com o calendário intenso, massacrante, são apenas opiniões. Não decisão.
Sim, há multa rescisória. Dos dois lados. O combinado se o treinador quiser sair ou o clube o dispensar é pagar os meses restantes. Ele e sua comissão técnica recebem 500 mil euros a cada 30 dias. Nada menos do que R$ 2,6 milhões. Ou seja, se Abel decidisse deixar o Palmeiras em janeiro, teria de pagar ao clube R$ 31 milhões. Leila teria de cobrá-lo, porque esse dinheiro é patrimônio do clube.
Leila repete para conselheiros aflitos, tensos com as reações irritadas do técnico, que não devem se preocupar. Insiste que ele é um “homem de palavra”. E que vai cumprir “seu último ano”.
A gota d’água que fez Abel desabafar, depois da vitória por 3 a 0 contra o Internacional, foi o adiamento da última rodada do Brasileiro. Em vez do domingo, dia 3 de dezembro, passou para 6, uma quarta-feira.
Pode parecer bobagem, mas o português é mais do que organizado. Ele já havia planejado sua viagem para Portugal, em férias, na segunda-feira, dia 4, já que o derradeiro jogo do Palmeiras no brasileiro será contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte. As suas férias começam, então, no dia 7.
Ele e os jogadores terão um mês de férias. Mas com o pedido para que não percam o condicionamento físico por completo. Que procurem respeitar uma dieta nutricional, mesmo durante as festas do fim de ano.
O Campeonato Paulista começará no dia 17 de janeiro. E o bicampeão estadual terá dez dias para pôr o elenco em forma.
Três dias a mais de Brasileiro atrapalham viagens marcadas antecipadamente com a família. Isso irritou muito o treinador.
*R7/FOTO: CESAR GRECO/PALMEIRAS