Foguete Starship, a nave ‘mais poderosa do mundo’, explode após se separar do propulsor

Publicado em

empresa SpaceX, de Elon Musk, realizou neste sábado (18) o segundo lançamento de teste do seu maior foguete, o Starship. O propulsor e a nave espacial explodiram logo após a separação, anunciou o locutor que fazia a transmissão do evento. “Que dia incrivelmente bem-sucedido, embora tenha havido uma rápida desmontagem não programada do propulsor superpesado e da nave”, afirmou.

Starship é considerada a maior e a mais poderosa nave do mundo a chegar ao espaço. No primeiro teste, realizado em abril, o lançamento fracassou porque o módulo explodiu antes que o propulsor e a cápsula se desacoplassem, o que, finalmente, aconteceu hoje.

A decolagem da Starship e de seu enorme propulsor Super Heavy, com 33 motores Raptor, foi realizada em Boca Chica, no Texas, por volta das 7h03 no horário local (10h03 no horário de Brasília).

Menos de 3 minutos após a decolagem, as partes se separaram com sucesso, graças a um sistema de irrigação de água que foi adotado após a falha de abril.

Durante a missão, o propulsor usado pelo veículo espacial explodiu, e a SpaceX perdeu contato com a cápsula. A empresa admitiu que isso não estava programado, mas que havia a possibilidade de um incidente.

“Sabíamos que havia um risco de o propulsor não resistir. Mas vamos pegar esses dados e descobrir como tornar melhor o propulsor”, disse a apresentadora da SpaceX, durante a transmissão do lançamento.

A SpaceX havia antecipado que o desafio deste sábado era a separação entre propulsor e cápsula e esclareceu que uma possível nova falha no lançamento contribuiria para gerar mais informações, para fazer novos ajustes.

O Starship foi criado com o objetivo de chegar à Lua e a Marte, e a Nasa conta com ele para o seu programa Artemis, de regresso à Lua. O foguete também deverá fazer uma volta quase completa em torno da Terra, no espaço de uma hora e meia, antes de cair no Pacífico, perto do Havaí.

Se a nave espacial, com 121 m de altura, conseguir atingir velocidades próximas à da orbital nesta volta, a SpaceX estará muito mais perto de realizar plenamente o seu potencial.

De acordo com a empresa, a Starship será um sistema de transporte reutilizável, projetado para levar tripulação e carga para a órbita da Terra, Lua, Marte e além. 

*R7 / Foto: AFP / TIMOTHY A. CLARY – 18.11.2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Lei sobre uso de animais nas escolas surpreende professores no Amazonas

Sem nenhum registro de uso de animais em aulas...

Bortoleto diz que boa fase da Sauber é “motivação extra” para o GP da Bélgica

Dificilmente alguma equipe vai voltar da pausa na temporada...

PF prende um dos chefes de quadrilha que trocava etiqueta de malas em aeroporto de SP e levou brasileiras à prisão na Alemanha por...

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (22) um dos chefes da quadrilha...

Lei institui arborização no Amazonas com árvores nativas da Amazônia

A Lei nº 7.675, de 16 de julho de...