Milei nomeia ex-juiz que integrou grupo nazista e atacou sinagoga para Procuradoria-Geral

Publicado em

O presidente eleito da Argentina, o ultradireitista Javier Milei, nomeou o jurista Rodolfo Barra como procurador nesta sexta-feira (1º). A indicação gerou controvérsia, já que o ex-juiz integrou um grupo neonazista na juventude e chegou a atacar uma sinagoga.

Barra, de 75 anos, ocupará a partir de 10 de dezembro a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, que presta assessoria jurídica ao Estado e o defende em julgamentos. A partir dessa posição, espera-se que ele proteja legalmente o pacote de reformas econômicas que Milei planeia implementar.

Passado controverso

Barra foi juiz do Supremo Tribunal e Ministro da Justiça durante vários anos durante a presidência de Carlos Menem (1989-1999), um peronista que aplicou políticas neoliberais. Especialista em direito administrativo, o jurista assessorou o plano de privatização de empresas da década de 1990.

Ele renunciou ao cargo de ministro em 1996, depois que a imprensa revelou que em sua juventude ele atuou no Movimento Nacionalista Tacuara, um grupo neonazista do país, e participou do ataque a uma sinagoga. As investigações jornalísticas do período também revelaram fotos em que Barra aparece fazendo a saudação nazista.

À época, o jurista declarou: “se fui nazista, me arrependo”.

A sua nomeação foi rejeitada pelo Fórum Argentino Contra o Antissemitismo (Faca) “como uma afronta direta ao espírito democrático e plural” da Argentina e também por ativistas políticos de esquerda.

“Um novo governo não pode iniciar a sua administração acolhendo em suas cadeiras indivíduos que professem antissemitismo ou qualquer forma de expressão de ódio”, afirmou o Faca sobre a nomeação de Barra, que não se pronunciou sobre o assunto. “Pedimos às autoridades que tomem medidas imediatas para corrigir este erro lamentável.”

Durante a presidência de Fernando de la Rúa (1999-2001), Barra atuou como chefe da Auditoria Geral da Nação e após se aposentar do cenário político, o jurista orientou suas tarefas para o setor privado e o mundo universitário.

Foto: Télam

*g1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

PF apresenta pedido de suspeição contra Toffoli após acessar celular de Vorcaro

A Polícia Federal (PF) apresentou arguição de suspeição contra o ministro...

Clima: combinação de calor e chuva prevalece nesta 5ª; confira

De acordo com o mapa de avisos meteorológicos do...

Bolsonaro volta a pedir prisão domiciliar humanitária a Moraes

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu novamente ao ministro do Supremo...

PF prende trio que divulgava vídeos de abuso contra mulheres sedadas; sete são investigados

A PF (Polícia Federal) cumpriu três mandados de prisão temporária e...