Operação apreende mais de 2,6 toneladas de alimentos impróprios para consumo em Manaus

Publicado em

A operação “Natal com Saúde” apreendeu mais de 2,6 toneladas de alimentos impróprios para consumo em Manaus . A segunda fase da ação feita pela Visa Manaus foi finalizada na sexta-feira (29).

A operação fiscalizou a qualidade dos alimentos vendidos em supermercados e hipermercados de Manaus.

Na segunda fase do “Natal com Saúde”, foram inspecionados mais 19 estabelecimentos em todas as zonas da cidade. Um deles foi autuado e parcialmente interditado.

No local, foram apreendidos 2.676 quilos de alimentos em condições impróprias para o consumo. Os produtos foram descartados.

Dentre as irregularidades sanitárias constatadas pela equipe de fiscalização, estavam produtos sem indicação de procedência e outras informações básicas. Também foram encontradas carnes descongeladas ou acondicionadas de forma inapropriada, e também laticínios e outros produtos com a data de validade expirada.

O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, explicou que a segunda fase da operação aconteceu devido à grande quantidade de alimentos em situação de irregularidade registrados na primeira etapa.

“A nossa Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali), responsável pela operação, optou por estender a ‘Natal com Saúde’ por mais uma semana, a fim de fiscalizar os estabelecimentos que não puderam ser inspecionados no prazo inicial, bem como verificar denúncias recebidas ao longo da primeira etapa”, disse.

Saldo final

A operação finalizou com um total de 64 estabelecimentos fiscalizados. A ação resultou em 12 autuações, duas interdições parciais e a apreensão de 7,3 toneladas de alimentos impróprios para o consumo.

Pelas ocorrências, os locais autuados deverão responder a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de 1 a 400 UFMs (Unidades Fiscais do Município), cujo valor unitário atual é de R$ 134,77, sem prejuízo de outras medidas cabíveis.

Para o diretor Ewerton, o balanço da operação reafirma a necessidade do trabalho preventivo. “A Visa Manaus detectou e tirou de circulação uma quantidade expressiva de alimentos potencialmente prejudiciais à saúde que poderiam ser consumidos pelos cidadãos, levando a complicações que podem ser bastante severas e até causar óbitos. O cuidado não termina aí, porém: a população deve verificar, sempre, informações como a data de validade dos produtos, bem como a aparência e as condições de exposição de carnes, verduras, frutas, laticínios e outros alimentos perecíveis”, alertou.

*g1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Curso de Turismo da UEA exibe projetos de extensão na 3ª Conta Amazonas e no 3º Festival Amazonas de Turismo

Evento é organizado pela Associação Brasileira de Agências de...

Teatro Amazonas recebe estreia do documentário “Amazônia em todas as cores”

O lançamento acontecerá no dia 20 de maio. Obra...

Procurado pela Interpol, Tuta, operador financeiro do PCC, é preso na Bolívia

A Fuerza Especial de Lucha Contra el Crimen da Bolívia prendeu...