SSP-AM faz operação contra tráfico, roubos e outros crimes em Manaus

Publicado em

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) fez uma operação contra tráfico, roubos e outros crimes em Manaus, na noite de quinta-feira (4). As primeiras ações ocorreram nas zonas Norte e Leste.

A “Operação Impacto” tem como objetivo reduzir os índices de criminalidade na capital.

A ação contou com efetivos de todos os órgãos do Sistema de Segurança e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM).

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Coronel Vinicius Almeida, esteve presente na área onde a operação está sendo realizada e explicou como o trabalho vai funcionar.

“No entorno dessa operação existe um trabalho muito intenso das forças especializadas da Polícia Militar, como a Rocam, Força Tática e a Rocam Motos, de modo, com base no fruto de dados de inteligência, atuar na mancha vermelha nos becos e vielas, onde sabemos que existe a ocorrência de tráfico de drogas, para a gente fazer apreensão de armas, prender pessoas envolvidas com delitos, levando mais segurança para a população”, disse o titular da SSP.

Operação Impacto da SSP-AM — Foto: Mauro Neto/Secom
Operação Impacto da SSP-AM — Foto: Mauro Neto/Secom

A operação continuará sendo feita e vai abranger todas as zonas de Manaus, conforme estudos realizados pela SSP-AM.

Todos os levantamentos foram feitos pelo Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), responsável pela consolidação de dados de indicadores criminais de todo o Estado.

“De hoje em diante, ela vai estar acontecendo todo dia, a qualquer hora. Pode ser de manhã, pode ser de tarde, pode ser à noite, pode ser uma de manhã, duas de tarde, cinco à noite. Levando em consideração o planejamento realizado pelas forças de segurança para fazer uma entrega de qualidade para o povo do Amazonas”, acrescentou o coronel Vinicius Almeida.

A operação tem como foco o combate ao tráfico, roubo, cumprimento de mandados, dentre outros crimes.

Operação Impacto da SSP-AM — Foto: Mauro Neto/Secom
Operação Impacto da SSP-AM — Foto: Mauro Neto/Secom

Efetivo

A operação Impacto conta com um efetivo que envolve a Polícia Militar (PMAM) com policiais dos Batalhões Norte e Leste, Batalhão de Trânsito (BPTran), Força Tática, e das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam); Polícia Civil (PC-AM); Corpo de Bombeiros (CBMAM), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

“Nós estamos fazendo abordagens em becos e vielas, que são tidos como áreas vermelhas, com o objetivo de retirar armas e drogas daqueles ambientes. A retirada de armas é importante porque ajuda a reduzir principalmente os crimes violentos de homicídio, feminicídio e também está sempre envolvido com o tráfico de drogas”, destacou o subcomandante da Polícia Militar do Amazonas, coronel Thiago Balbi.

Ao todo, serão cerca de 150 servidores participam da operação.

Tecnologia

A área da operação ganhou reforço na segurança a partir do apoio das câmeras do Cerco Inteligente de Videomonitoramento, o ‘Paredão’. O equipamento auxilia na identificação de veículos com algum tipo de ocorrência, além de otimizar o trabalho das forças de segurança.

“É uma operação inteligente, onde você tem ali a participação do paredão, é uma câmera que consegue nos dar a informação de todos os carros que entram, se ele é roubado, se ele é furtado, se ele está com o IPVA atrasado, isso facilita a vida do nosso operador e dá mais tranquilidade também para o cidadão de bem,”, pontuou o titular da SSP.

A população que estava no entorno da operação aprovou a iniciativa. “É importante para garantir a segurança, passa tranquilidade e é bom para a população também. Dá mais segurança”, disse Diego Barros, 23, morador da área.

*g1 / Foto: Mauro Neto/Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Curso de Turismo da UEA exibe projetos de extensão na 3ª Conta Amazonas e no 3º Festival Amazonas de Turismo

Evento é organizado pela Associação Brasileira de Agências de...

Teatro Amazonas recebe estreia do documentário “Amazônia em todas as cores”

O lançamento acontecerá no dia 20 de maio. Obra...

Procurado pela Interpol, Tuta, operador financeiro do PCC, é preso na Bolívia

A Fuerza Especial de Lucha Contra el Crimen da Bolívia prendeu...