Lula sobre Zagallo: ‘Exemplo de brasileiro que não desistia nunca’

Publicado em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou, neste sábado, a morte de Mário Jorge Lobo Zagallo, que construiu sua trajetória na seleção brasileira sendo campeão do mundo como jogador e treinador. Em uma publicação no seu perfil do antigo “Twitter”, o “X”, Lula afirmou que Zagallo foi um dos maiores de todos os tempos e chamou atenção para as características que marcaram a trajetória do Velho Lobo:

“Corajoso, dedicado, apaixonado e supersticioso, Zagallo era exemplo de brasileiro que não desistia nunca. É essa lição e espírito de carinho, amor, dedicação e superação que ele deixa para todo o nosso país e para o futebol mundial”, afirmou o presidente.

Zagallo morreu na sexta-feira, aos 92 anos, em decorrência de um quadro de falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado no Hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro, desde o dia 26 de dezembro. O velório é realizado na sede da CBF, na Barra da Tijuca, e é aberto ao público.

Em sua homenagem, o presidente Lula relembrou a trajetória do ícone do futebol brasileiro e se solidarizou a com a família, os amigos e os admiradores de Zagallo.

“Mário Jorge Lobo Zagallo foi um dos maiores jogadores e técnicos de futebol de todos os tempos, um grande vencedor e símbolo de amor pela seleção brasileira e pelo Brasil. Maior vencedor individual da história da Copa do Mundo, sendo campeão duas vezes como jogador, campeão e vice campeão como treinador e campeão como coordenador da seleção em 1994. O único a participar de quatro conquistas mundiais, dirigiu o maior time de futebol da história, a seleção brasileira de 1970”, escreveu Lula.

Além de Lula, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), manifestou pesar pela morte de Zagallo. Em seu perfil no “X”, Lira que também é nascido no Estado de Alagoas, como Zagallo, afirmou que o legado do atleta “ficará para sempre”.

“A morte de Zagallo, aos 92 anos, encerra a fase mais brilhante do futebol brasileiro”, escreveu o presidente da Câmara. Lira elogiou Zagallo como jogador e como técnico, afirmando que o conterrâneo “brilhou como poucos”.

“Devemos louvar Zagallo com todas as honras pela conquista de 4 copas do mundo. Por onde passou ele deixou marcas de profissionalismo, dedicação e espírito vitorioso. Zagallo foi ímpar no seu patriotismo, na demonstração de amor pelo Brasil e pela ‘amarelinha’, como carinhosamente chamava a camisa da seleção brasileira”, afirmou.

Logo na madrugada o ministro do Esporte, André Fufuca, comentou sobre a morte do ídolo: “Aos 92 anos, nos despedimos de uma das maiores lendas do futebol brasileiro. Mário Jorge Lobo Zagallo, o Velho Lobo, conquistou quatro títulos mundiais pela Seleção: dois como jogador (58, 62), um como treinador (70) e outro como auxiliar (94). Descanse em paz, Zagallo!”, publicou no “X”.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou o fato de Zagallo ser o único tetracampeão mundial de futebol. “Com tristeza, recebi a notícia do falecimento do único tetracampeão mundial de futebol, o nosso eterno Zagallo. O Velho Lobo deixou um legado que jamais será esquecido e seu nome gravado para sempre na história do futebol em todo o mundo. Força aos amigos, familiares e fãs”, escreveu no X.

O ministro da Educação, Camilo Santana, também lamentou a morte de Zagallo e afirmou que “o mestre descansou”. “Um dos maiores nomes na história do futebol brasileiro e único tetracampeão mundial, Zagallo vai deixar muitas saudades e o seu legado certamente será lembrado pelas futuras gerações. Forças para a família, amigos e fãs”, escreveu em sua rede social.

*Foto: divulgação

*Estadão Conteúdos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Presidente da Síria diz não ter medo de guerra com Israel

O presidente da Síria, Ahmed al-Sharaa, acusou Israel de tentar desestabilizar o país...

Tailandesa que chantageou monges budistas filmou relações sexuais e extorquiu religiosos em milhões

A tailandesa que foi presa pelo envolvimento em escândalo...

Caso Lamine Yamal: o que dizem brasileiros com nanismo sobre a contratação para ‘animar festas’

Lamine Yamal, jogador do Barcelona, se tornou centro de...

O que acontece quando uma traição no trabalho é exposta? Vale demissão por justa causa? Veja o que diz a lei

Um momento inusitado viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira...