EUA voltarão a impor sanções à Venezuela se não houver reversão de decisão judicial que impede principal candidata de oposição de concorrer

Publicado em

Os Estados Unidos vão voltar a aplicar sanções contra a Venezuela caso a Justiça mantenha uma proibição que impede a candidata presidencial Maria Corina Machado de ocupar o cargo, disse um representante do governo americano.

As informações são das agências de notícias Reuters e Bloomberg.

Os EUA não vão prorrogar a licença para que a Venezuela exporte petróleo em abril caso o governo venezuelano proíba candidatos à presidência de concorrer neste ano. Os americanos também estão pensando em impor novas medidas.

A decisão do Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela na sexta-feira significa que Corina Machado, uma engenheira industrial de 56 anos, não pode registrar sua candidatura para as eleições presidenciais marcadas para o segundo semestre de 2024.

Na sexta-feira, o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, já havia dito que os EUA estavam revendo a política de sanções à Venezuela “com base neste desenvolvimento e nos recentes ataques políticos aos candidatos da oposição democrática e à sociedade civil”.

Em outubro, os EUA aliviaram as sanções ao setor de petróleo, que produzem efeitos economicamente debilitantes ao país exportador da commodity, depois que o governo do presidente Nicolás Maduro assinou um acordo com a oposição sob o qual Caracas assumiu o compromisso de realizar eleições presidenciais livres e justas em 2024.

Miller disse que a decisão do tribunal da Venezuela foi “profundamente preocupante” e contraria os compromissos assumidos por Maduro de permitir que todos os partidos selecionassem os seus candidatos para as eleições presidenciais.

*g1 / Foto: Ariana Cubillos/AP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Marido de mulher que morreu em piscina de academia recebe alta após 8 dias internado

Vinicius de Oliveira, marido de Juliana Faustino Bassetto, professora...

Tragédia em Itumbiara: cartas falsas de mãe circulam nas redes sociais

Em meio à repercussão do caso que chocou Itumbiara,...

Quem é Lucas Pinheiro Braathen, que conquistou o primeiro ouro do Brasil nos Jogos de Inverno

Lucas Pinheiro Braathen fez história na manhã deste sábado (14) conquistando...

Novo aciona TCU e acusa Janja de uso da máquina pública em carro alegórico

O partido Novo protocolou representação no Tribunal de Contas da...