DCE-Ufam repudia decisão judicial que derruba bonificação na nota do Enem para cálculo do Sisu

Publicado em

O DCE-UFAM (Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Amazonas) publicou na tarde desta terça-feira (6) nota de repúdio à decisão da Justiça Federal no Amazonas que determinou a exclusão de bonificação estadual de 20% na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para cálculo do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) que define a classificação dos alunos para ingresso nos cursos das instituições federais de ensino.

Conforme reportagem do AMAZONAS ATUAL, a ação foi movida por um estudante do Distrito Federal que disputa vaga no curso de Medicina da Ufam.

A juíza Marília Gurgel Rocha de Paiva e Sales suspendeu portaria da Ufam que garante aos estudantes do Amazonas a bonificação de 20% nas notas do Enem na disputa de vagas pelo Sisu. A decisão foi assinada na dia 25 de janeiro deste ano, mas só agora chegou ao conhecimento público.

O DCE-Ufam diz que os estudantes do Amazonas receberam um duro golpe e estão sendo punidos com a decisão “vergonhosa” da magistrada.

“Manifestamos total solidariedade aos estudantes do Amazonas que estão sendo punidos com a decisão da magistrada, que viola a tentativa de corrigir distorções socioeconômicas, a magistrada parece desconhecer ou ignorar as especificidades de nossa região, mais especificamente do Estado do Amazonas, desconsiderando a diversidade territorial, sociocultural, econômica e humana”, diz a nota.

O diretório que representa os discentes da Ufam prega a “união de toda Comunidade Universitária contra tal decisão que afeta irreparavelmente os estudantes do estado do Amazonas”, e exige que ela seja revogada “para reverter a injustiça social”.

Abaixo, a nota na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO | DCE-UFAM CONTRA A DECISÃO DA MAGISTRADA DE SUSPENDER A BONIFICAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ESTADO DO AMAZONAS

Os estudantes do Amazonas receberam um duro golpe. Hoje, recebemos a notícia da decisão excludente da Juíza Marília Gurgel Rocha de Paiva e Sales, da Justiça Federal do Amazonas, que no dia 25 de janeiro, determinou a exclusão de bonificação estadual de 20% na nota do ENEM aos candidatos que cursaram integralmente o ensino médio nas instituições de ensino situadas no Estado do Amazonas, no âmbito do SISU/2024. Manifestamos total solidariedade aos estudantes do Amazonas que estão sendo punidos com a decisão da magistrada, que viola a tentativa de corrigir distorções socioeconômicas, a magistrada parece desconhecer ou ignorar as especificidades de nossa região, mais especificamente do Estado do Amazonas, desconsiderando a diversidade territorial, sociocultural, econômica e humana. Tal decisão implica na exclusão de qualquer tentativa de superação das desigualdades de estudantes de uma região que historicamente é esquecida.
Neste momento cabe repúdio à essa decisão vergonhosa e que viola as chances dos estudantes vulneráveis socioeconomicamente, terem acesso à Universidade Pública. A história tem elucidado que a educação ainda vincula-se aos modelos políticos e econômicos que tem servido às classes privilegiadas, a decisão excludente da magistrada corrobora essa afirmação.
Diante deste grave quadro excludente nos erguemos para LUTAR, seguiremos firmes na busca por políticas públicas que garantam a reparação de distorções socioeconômicas dos estudantes do Estado do Amazonas.
Urge a necessidade de união de toda Comunidade Universitária contra tal decisão que afeta irreparavelmente os estudantes do estado do Amazonas. Por fim, exigimos que a decisão da Juíza seja revogada no sentido de reverter a injustiça social que constantemente são submetidos os estudantes do Estado do Amazonas.

“Só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar. E eu não vou me resignar nunca.”
Darcy Ribeiro

Manaus (AM), 06 de fevereiro de 2024

At.te,

Rita Vieira – Presidente DCE-UFAM”

Foto:Juscelino Simões/Ufam/ *Amazonas Atual

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Fiscalização ambiental resulta em mais de R$ 100 mil em multas no interior do Amazonas

Mais de R$ 100 mil em multas foram aplicados...

Militares são presos por fraudes com uso de ‘cashback’ no AM

Dois militares das Forças Armadas foram presos por envolvimento...

Presidente da Síria diz não ter medo de guerra com Israel

O presidente da Síria, Ahmed al-Sharaa, acusou Israel de tentar desestabilizar o país...

Tailandesa que chantageou monges budistas filmou relações sexuais e extorquiu religiosos em milhões

A tailandesa que foi presa pelo envolvimento em escândalo...