Cade investiga suspeita de cartel em licitação de Manaus

Publicado em

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) decidiu pela instauração de um processo administrativo para apurar suposta participação em cartel pela empresa CCI Construções, caso trazido à tona em acordo de leniência da Andrade Gutierrez. Segundo o voto do conselheiro Gustavo Augusto, as provas documentais analisadas apresentam indícios robustos de práticas anticompetitivas, com a suposta formação de um conluio entre a CCI e a Andrade Gutierrez em licitação para prestação de serviços de recuperação ambiental e requalificação urbanística no município de Manaus (AM), entre 2005 e 2016.

Em relação à Andrade Gutierrez, o processo se manteve suspenso, em razão do acordo de leniência.

“A leniente (Andrade Gutierrez) e a CCI teriam desenvolvido contrato em São Paulo, onde haveria obra da Andrade Gutierrez, e a CCI prestaria serviços na obra. O problema é que tem intensa troca de mensagens trazidas pela leniência que demonstra que contrato em SP era falso, não tinha participação da CCI, e era apenas forma de a leniente pagar à CCI valores relativos ao contrato de Manaus”, explicou Gustavo Augusto, que apontou indícios de que a CCI teria parado de atuar para se tornar habilitada na licitação em Manaus a partir do repasse de receitas pela Andrade Gutierrez.

Além de instaurar o processo administrativo, o Cade também já decidiu, por exemplo, requisitar da CCI esclarecimentos e apresentação de documentos acerca da relação comercial estabelecida com a Andrade Gutierrez, entre janeiro de 2007 e junho de 2011, explicando quais contratos executava em parceria com a empresa em Manaus, particularmente no período anterior a 2010.

Foto: Chico Batata/Agecom/ *Amazonas Atual

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Vereador paga fiança de assessor preso por crime sexual no Carnaval

O vereador Dado Almeida (Solidariedade), de Entre Rios, no...

Maioria dos 29,7 mil nascimentos em Manaus em 2025 é de mães solteiras

Manaus registrou 29.730 nascidos vivos em 2025, uma média...

Sócio oculto do Careca do INSS está nos EUA e ainda não foi preso

Alvo da Polícia Federal na Farra do INSS e...

Cavalo se assusta com fogos, bate em poste e deixa policial ferida

Uma policial militar ficou ferida após o cavalo que...