Amazonas firma parceria com Peru para combater doenças infeccionas na região de fronteira

Publicado em

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) iniciou uma parceria com instituições peruanas para intensificar o diagnóstico de doenças infecciosas na área de fronteira. A parceria foi firmada junto à Universidad Nacional de La Amazonía Peruana (Unap) e a Gerência Regional de Saúde do país vizinho.

Segundo o órgão, o fluxo contínuo de pessoas na região apresenta desafios específicos para a vigilância em saúde, incluindo o controle de doenças transmissíveis e a resposta eficaz a emergências de saúde pública em tempo oportuno. A parceria vai ajudar no desenvolvimento de pesquisas científicas de interesse de saúde pública na região transfronteiriça.

Entre quinta-feira (14) e esta sexta-feira (15), uma equipe da FVS cumpriu agenda na Unap para uma visita técnica e firmou as intenções para a ação colaborativa em saúde pública, visando aprimorar a caracterização epidemiológicas das doenças infecciosas na região, segundo destaca a diretora-presidente da Fundação, Tatyana Amorim.

“O objetivo da visita é estreitar os relacionamentos institucionais para que possamos implementar estratégias junto à universidade com propósitos de vigilância em saúde na fronteira, principalmente, identificando patógenos emergentes que possam afetar a saúde da população por meio do Laboratório de Fronteiras”, disse Tatyana.

Para firmar a parceria, a equipe realizou visita técnica à Unap. A estratégia integra ações inovadoras de prevenção e controle de doenças na região.

“Esses trabalhos conjuntos vão permitir como podemos articular como está a presença de cada uma dessas doenças. Amazônia é uma só. Foi uma reunião muito importante para ambos os países em matéria de saúde”, destacou o reitor da Unap, Rodil Tello Espinoza.

Fortalecimento da vigilância no Lafron

Durante a oportunidade de agenda na tríplice fronteira, a equipe da FVS realizou uma visita técnica ao Laboratório de Fronteira (Lafron) em Tabatinga, na segunda-feira (11), com o objetivo de atualizar o levantamento de necessidades e fortalecer a vigilância laboratorial brasileira na fronteira na região do Alto Solimões por meio da identificação de melhorias e estratégias para aprimoramento da atuação do laboratório.

*G1/AM/Foto:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Quem é Otávio Müller, pai do filho de Preta Gil

O ator Otávio Müller, 59, é o pai de...

Peixe invasor com 18 espinhos é encontrado em destino turístico na Bahia; espécie não tem predadores

Um peixe invasor foi capturado por moradores no destino...

Lei sobre uso de animais nas escolas surpreende professores no Amazonas

Sem nenhum registro de uso de animais em aulas...

Bortoleto diz que boa fase da Sauber é “motivação extra” para o GP da Bélgica

Dificilmente alguma equipe vai voltar da pausa na temporada...