A janela partidária para as eleições de 2024 finalizou com ao menos 9 trocas confirmadas entre os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) até o final da tarde desta sexta-feira (5). O partido que mais ganhou parlamentares foi o Partido Social Democrático (PSD), do senador Omar Aziz. Após não eleger nenhum parlamentar no pleito de 2020, a sigla ganhou a adesão dos vereadores Fransuá e Jander Lobato, antes filiados ao PV e ao PP, respectivamente.
Fransuá confirmou sua filiação em meio à janela partidária por meio de postagem nas redes sociais. Procurado pela reportagem de A CRÍTICA, o vereador Jander Lobato afirmou que já estava filiado ao PSD desde o mês de janeiro, mas que a CMM ainda não havia formalizado a troca no sistema interno da casa.
Por outro lado, o partido Mobiliza, antes conhecido como Partido da Mobilização Nacional (PMN), perdeu os três vereadores que elegeu em 2020: Eduardo Alfaia, Kennedy Marques e Rosinaldo Bual. A sigla lançou o deputado estadual Wilker Barreto como pré-candidato à Prefeitura de Manaus e afirmou que irá focar em eleger novos parlamentares, não em reeleger pessoas que já possuem mandato.
Os primeiros a realizarem trocas de partidos foram Jaildo Oliveira e Glória Carrate. Eleitos pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e Partido Liberal (PL), respectivamente, os parlamentares ingressaram no Partido Verde (PV) e Partido Socialista Brasileiro (PSB), ainda nos primeiros dias da janela partidária.
Alinhamento
Posteriormente, o vereador Fransuá anunciou sua saída do PV e ingresso no PSD a convite do senador Omar Aziz. Dias depois, o vereador Raiff Matos anunciou a troca do Democracia Cristã (DC) pelo PL do ex-presidente Jair Bolsonaro, com quem afirma ter alinhamento ideológico.
Durante a sessão na Câmara Municipal de Manaus (CMM), de terça-feira a vereadora Thaysa Lippy anunciou sua saída do Progressistas (PP) e entrada no Partido Renovação Democrática (PRD), presidido por seu pai, o deputado estadual Felipe Souza, líder do governador Wilson Lima (União) na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). A saída dela da legenda coincidiu com o ingresso de Coronel Menezes, que passou a comandar o diretório da sigla em Manaus; posto antes ocupado pela vereadora.
Os vereadores Capitão Carpê e Lissandro Breval também confirmaram mudanças de partido nessa semana. Eleito pelo Republicanos, Carpê anunciou filiação ao PL para apoiar o deputado federal Capitão Alberto Neto, pré-candidato à Prefeitura de Manaus.“Tendo em vista todo o trabalho que o PL tem feito, a bandeira que nós defendemos, ideais que nós levantamos, que hoje estou me filiando ao Partido Liberal e assim, caminhando com a direita no Brasil”, disse.
Rompido
No arco de alianças do prefeito David Almeida (Avante) durante quase todo o mandato, Lissandro Breval rompeu com o chefe do Executivo e anunciou sua saída do Avante para se filiar ao PP.
“Sou PP a partir de agora. Assinei minha filiação ao Partido e agradeço a confiança e a parceria do presidente da sigla, Rodrigo Sá e do deputado estadual, Roberto Cidade. Vamos à luta juntos pela Manaus que nossa gente merece, meus amigos”, afirmou o vereador em post no Instagram.
Presidente da CMM entra na lista
Na noite de quinta-feira, o presidente da CMM, vereador Caio André, assinou sua filiação ao União Brasil e também declarou apoio formal à pré-candidatura do presidente da ALE-AM, deputado Roberto Cidade.“Hoje não é só um dia de filiação a um partido político. Estou sendo chamado a fazer parte do maior partido do estado do Amazonas, que tem um pré-candidato a prefeito do calibre do Roberto Cidade, capitaneado pelo governador Wilson Lima. E venho com muito afinco para esse time vencedor que é o União Brasil, formado por homens e mulheres de bem que estão unidos por um só objetivo: fazer dessa cidade um lugar melhor pra se viver”, enfatizou.
No último dia disponível para trocar de partido, o vereador Dione Carvalho anunciou sua filiação ao Agir na manhã desta sexta-feira (5). Eleito pelo Patriota em 2020, o parlamentar estava sem sigla desde a fusão da legenda com o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) para formar o PRD, no qual escolheu não permanecer. O evento de filiação contou com a participação do prefeito David Almeida.“Hoje é um dia muito especial, o começo de uma nova jornada”, disse.
Incorporação motivou saída
Antes mesmo de começarem as discussões partidárias de 2024, alguns vereadores mudaram de sigla devido a condições especiais. Os vereadores Elan Alencar e Wallace Oliveira foram eleitos em 2020 pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS), que foi incorporado pelo Solidariedade após fracasso na eleição federal de 2022. Cobertos pela legislação eleitoral, os parlamentares escolheram não permanecer no novo partido e ingressaram no Democracia Cristã.
A mesma situação ocorreu com Dione Carvalho, Ivo Neto e Joelson Silva, eleitos pelo Patriota, e Luís Mitoso, eleito pelo PTB. As duas legendas se fundiram para formar o PRD e superar a cláusula de barreira, mas os vereadores não permaneceram na nova legenda. Mitoso anunciou sua filiação ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) do senador Eduardo Braga em novembro do ano passado.
O vereador Ivo Neto anunciou sua filiação ao Partido da Mulher Brasileira (PMB) com apoio do deputado estadual Rozenha, enquanto seus ex-colegas de sigla só ingressaram em nova legenda na janela partidária.
Pré-candidatos a prefeito também buscam partidos
Ao longo da janela partidária também foram anunciados pré-candidatos à Prefeitura de Manaus, cujas chapas só serão formalizadas entre 20 de julho e 5 de agosto nas convenções. Até o momento, estão confirmados:
- prefeito David Almeida (Avante);
- Deputado estadual Roberto Cidade (União);
- Deputados federal Amom Mandel (Cidadania);
- Deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) r
- Reitora da Fametro, Maria do Carmo Seffair (Novo).
A Federação Brasil da Esperança deverá decidir seu pré-candidato nas próximas semanas. O PCdoB indicou o ex-deputado Eron Bezerra. Já o Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou, neste sábado (6), o ex-deputado Marcelo Ramos, recém-chegado na sigla.
Por outro lado, dois potenciais candidatos à Prefeitura de Manaus desistiram de suas intenções para concorrer ao cargo de vereador na capital: o coronel Alfredo Menezes e o ex-deputado federal José Ricardo.
Fora do PL após sucessivos embates com Alfredo Nascimento, Menezes se filiou e tomou posse do diretório manauara do PP e anunciou sua pré-candidatura a vereador. Para ele, a mudança partidária foi necessária tendo em vista que o Progressistas lhe ofereceu todas as condições de disputar uma eleição com todas as chances de conseguir uma vitória consagradora, diferente do PL”Estou aqui com muita humildade para rumar nesta caminhada de vereador ao lado de pessoas que tenham compromisso com Manaus”, comentou.
Já o ex-deputado José Ricardo abriu mão de sua pré-candidatura após o convite do presidente Lula (PT) para que Marcelo Ramos ingressasse no partido. O petista afirmou que será candidato a vereador da capital.“Vamos lutar por projetos que melhorem a vida do povo de Manaus, fiscalizar os R$ 9 bilhões anuais da prefeitura e apoiar os programas do governo Lula com mais empregos, moradia, saúde, educação e segurança”, disse.
Foto:Divulgação/CMM/ *A crítica


