Fãs de artes marciais mistas estarão com os olhos voltados na noite deste sábado, 9, para o octógono do UFC APEX, em Las Vegas-EUA. Ali, sob todos os holofotes, estará o brasileiro Carlos Prates. O lutador de 31 anos, comparado a Anderson Silva por Dana White, presidente do UFC, encara o norte-americano Neil Magny na luta principal do UFC Vegas 100. O card principal começa às 21h (de Brasília).
Esta é a quarta apresentação dele no UFC, sendo a primeira como luta principal. Nas outras três, foram três vitórias. A estreia foi em fevereiro deste ano, contra Trevin Giles, em que nocauteou o adversário no segundo round. Depois, vitória sobre Charles Radtke. Em agosto, venceu o veterano Li Jingliang no UFC 305.
Prates, que tem o apelido “The Nightmare” (pesadelo), compete no peso meio-médio. Ele tem cartel de 20 vitórias e 6 derrotas. Se vencer Neil Magny, pode ter a chance de entrar no ranking e desafiar lutadores do Top 10 da categoria. O ge apresenta abaixo quem é Carlos Prates, comparado a Anderson Silva por Dana White.
Vida no interior de SP e na Tailândia
Carlos Alberto Prates nasceu em 17 de agosto de 1993, em Taubaté, no interior de São Paulo. Tem 1,73m de altura. O início nas artes marciais foi na adolescência, aos 15 anos, quando começou a praticar muay thai por autodefesa.
O lutador disputou torneios de striking no Brasil e, depois, foi morar na Tailândia, onde aprimorou o muay thai. Atualmente, ele treina em Taubaté e na capital paulista. Já são 12 anos de carreira no MMA. Entretanto, não tem nem um ano em que está no UFC.
Chegada ao UFC
Quando emplacou uma sequência de seis vitórias em lutas profissionais, Carlos Prates recebeu o convite para participar da sétima temporada do Dana White’s Contender Series, em 2023.
Na quarta semana da temporada do reality show, em 29 de agosto, Prates derrotou Mitch Ramirez por nocaute técnico no segundo round. O desempenho chamou atenção de Dana White, que o contratou para o UFC.
Novo Anderson Silva?
Dana White justificou a contratação de Carlos Prates para o UFC com uma comparação de peso. Na visão do presidente do UFC, o lutador lembra Anderson Silva, o Spider, um dos principais nomes da história da organização.
– Suave. Calmo. Violento. Combinações absolutamente incríveis. Ele pode lutar com qualquer um. Do jeito que ele lutou hoje a noite (contra Mitch Ramirez) me lembra Anderson Silva “das antigas”, jovem e no auge – disse White.
Estilo de luta
Carlos Prates tem como base o muay thai, mesma especialidade de Anderson Silva, e o kickboxing. É também faixa preta de jiu-jitsu, que usa como background. Costuma controlar bem a distância para os adversário e tem um bom jogo de pé. A precisão nos golpes é algo que chama atenção.
As três vitórias que obteve no UFC foram decididas em trocação, mas também já mostrou que tem boa capacidade quando a luta vai para o solo. No MMA, já finalizou três oponentes no chão.
Estatísticas
Carlos Prates tem os seguintes números de acordo com o UFC:
- Precisão de golpes significativos: 57%
- Tempo médio de luta: 7:17 minutos
- Defesa de golpes significativos: 49%
- Defesa de quedas significativas: 80%
- Golpes significativos conectados por minuto: 4.71
- Golpes significativos absorvidos por minuto: 5.02
- Golpes significativos por área: cabeça – 51%; corpo – 23%; pernas – 26%
Fonte: Globo Esporte/Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC