Free Porn
xbporn

Destróier dos EUA que afundou durante a Segunda Guerra Mundial é encontrado na costa australiana após 82 anos

Publicado em

O governo dos Estados Unidos anunciou, nesta segunda-feira, a localização do USS Edsall, destróier americano que desempenhou um papel importante no início da guerra do Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial e foi afundado pelas forças japonesas, matando mais de 200 membros das forças armadas dos EUA. Os restos da embarcação foram encontrados no fundo do Oceano Índico, próximo à Austrália.

Durante uma batalha ao largo da costa da Austrália, em março de 1942, o Edsall desviou de mais de mil projéteis japoneses antes de ser atingido por 26 bombardeiros mergulhantes de porta-aviões e afundar no oceano, de acordo com o anúncio da Embaixada e Consulados dos EUA na Austrália.

Os destroços do navio, junto com os corpos de 185 membros da Marinha dos EUA e 31 membros da Força Aérea do Exército dos EUA a bordo, que morreram, estavam desaparecidos há mais de 80 anos, informou a Marinha.

“Esta é uma parte de nossos esforços contínuos para honrar aqueles que fizeram o sacrifício supremo”, disse Caroline Kennedy, a embaixadora dos EUA na Austrália, em um comunicado. “Agora, seremos capazes de preservar este importante memorial e esperamos que as famílias dos heróis que morreram lá saibam que seus entes queridos descansem em paz”.

A Marinha Real Australiana, em colaboração com a Marinha dos EUA, encontrou o naufrágio usando sistemas robóticos e autônomos avançados, disse o vice-almirante Mark Hammond, chefe da Marinha Real Australiana, no comunicado. As embarcações navais australianas na área usaram a tecnologia, normalmente usada para capacidades de levantamento hidrográfico, afirmou.

O naufrágio foi achado enquanto a Marinha australiana realizava uma missão não relacionada e não especificada na área, informou a NBC News.

Com apenas 95 metros de comprimento, o Edsall, um navio de aparência leve com exterior metálico azul-acinzentado, conseguia se deslocar a “uma velocidade muito respeitável” de 35 nós (cerca de 64 km/h), o que lhe permitia desviar dos ataques inimigos, informou o site histórico Naval History and Heritage Command. Mas, no início de março de 1942, cerca de duas décadas após ser construído, o Edsall foi surpreendido por dois navios de guerra japoneses perto da Ilha Christmas, no Oceano Índico, ao sul da ilha indonésia de Java, disse o site histórico da Marinha.

“O último relatório do Edsall a colocou em águas ao sul de Java”, escreveu o New York Times em uma matéria de primeira página, em 25 de março de 1942, sobre a destruição do navio. O Edsall foi afundado por “navios ou aviões japoneses em tentativas de sair do Mar de Java após a derrota e alcançar as águas australianas”, afirmou o Times.

Em sua tentativa fútil de evitar os projéteis inimigos, o Edsall lançou uma cortina de fumaça astuta e realizou “manobras radicais e imprevisíveis”, disse o site histórico da Marinha. Os esforços de sobrevivência do navio atraíram admiração das forças japonesas, e o Edsall ganhou o apelido de “rato dançante”, em referência a um pet domesticado popular no Japão, acrescentou o site.

Nomeado em homenagem a Norman Edsall, um marinheiro dos EUA que morreu durante a Guerra Hispano-Americana, o Edsall realizou várias missões bem-sucedidas nos primeiros meses da guerra. Ajudou a afundar navios japoneses importantes, incluindo pelo menos um submarino, disse Hammond.

Os destroços do navio foram encontrados no ano passado, informou o Instituto Naval dos EUA. Mas isso só foi anunciado nesta segunda-feira, que também é o Dia dos Veteranos nos Estados Unidos e o Dia da Memória na Austrália e no Reino Unido.

Em seu comunicado elogiando a descoberta, Lisa Franchetti, chefe das operações navais, citou o princípio da Marinha dos EUA pelo qual, segundo ela, o USS Edsall viveu e morreu: “Não abandone o navio.”

Fonte: O Globo/Foto: The New York Times

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Dia Mundial do Diabetes: a importância da nutrição no tratamento da doença

Especialista explica como os alimentos regionais da Amazônia podem...

UEA terá primeiro polo rural em Novo Remanso, fruto do trabalho do deputado Thiago Abrahim

O polo rural da Universidade do Estado do Amazonas...