Um em cada cinco brasileiros mora de aluguel no país, diz IBGE

Publicado em

O número de pessoas que vivem em imóveis alugados vem aumentando nas últimas décadas. Novos dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (12), mostram que um em cada cinco brasileiros no país mora de aluguel (21%).

Após uma queda no número de domicílios alugados entre 1980 e 2000, a proporção voltou a crescer nas últimas décadas. Em 2010, a taxa era de 16%, e em 2000, de 12%.

A maioria da população, entretanto, mora em imóvel próprio: sete em cada 10 brasileiros. Deste total, 63% vivem em domicílios quitados, ganhos ou herdados, e 9%, em financiados. Há ainda 5,62% de brasileiros que vivem em domicílios emprestados e menos de 1% que vivem em outras condições.

A pesquisa também revela que a maior parte da população que mora de aluguel está no estado de São Paulo, com cerca de 11 milhões de pessoas vivendo em domicílios alugados. Minas Gerais ocupa o 2º lugar, com 4,3 milhões, seguido pelo Rio de Janeiro, com 3,5 milhões de moradores.

Em Lucas do Rio Verde (MT), mais da metade da população (52%) reside em domicílios alugados. Entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, a maior proporção de moradores em domicílios alugados foi registrada em Balneário Camboriú (SC), com 45,2%, enquanto a menor foi observada em Cametá (PA), com 3,1% dos habitantes morando de aluguel.

Já entre os imóveis próprios, os financiados apresentam as maiores porcentagens em municípios como Extremoz (RN) – 45,3%, Valparaíso de Goiás (GO) – 41,4%, e Fazenda Rio Grande (PR) – 40,7%, regiões com grandes empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida

A faixa etária de 25 a 29 anos é a que mais mora de aluguel e chega a 30%. Já a maioria dos donos de imóveis financiados tem entre 35 e 39 anos.

O pico entre os que ganharam, compraram ou herdaram um imóvel tem 70 anos ou mais. Segundo o IBGE, essa tendência é explicada pelo ciclo de vida, que inclui a saída da casa dos pais, o ingresso no mercado de trabalho e aposentadoria da população.

22% dos domicílios no país é alugado

Dos 72 milhões de domicílios ocupados para moradia permanente no Brasil, 71% (51,6 milhões) são próprios. Outros 22% (16 milhões) são alugados, representando um quinto do total de lares no país. Além disso, 6% (4 milhões) são cedidos ou emprestados, enquanto 1% (cerca de 603 mil) estão em outras condições, segundo o IBGE.

O número de imóveis alugados no Brasil aumentou em comparação com os últimos Censos. Em 2010, 18% das casas eram alugadas, enquanto 73% eram próprias. Já em 2000, os imóveis alugados representavam 14%, e os próprios, 71%.

A pesquisa também revelou que as casas predominam entre todas as condições de ocupação. Entre os imóveis alugados, 16% dos domicílios (11 milhões) eram casas, enquanto 5% (3,9 milhões) eram apartamentos. Já entre os imóveis próprios, as casas somam 44 milhões.

Fonte: G1/Foto: Diogo Moreira/Divulgação Governo de São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Bitrem invade contramão e deixa 12 pessoas feridas na BR-174

Doze pessoas ficaram feridas, sendo três bombeiros militares, em...

Relação ‘familiar’ gera onda de projetos sobre animais de estimação

Estima-se que o Brasil possua a terceira maior população...

Governo aprova R$ 10 bilhões para indústria naval em oito estados

O Ministério de Portos e Aeroportos aprovou, por meio...

Influencer é preso ao agredir namorada dentro de Mercedes em movimento

O empresário e influenciador digital Diolan Rocha foi preso, em flagrante,...