Após nova cirurgia, Lula está ‘superestável’ e deve ter alta até terça, diz equipe médica

Publicado em

A equipe médica de Luiz Inácio Lula da Silva informou, durante coletiva de imprensa realizada em São Paulo na manhã desta quinta-feira (12), que o novo procedimento cirúrgico pelo qual o presidente passou foi um sucesso. O petista está no quarto de UTI, “comendo e superestável”. Os profissionais falam, inclusive, em possível alta na próxima segunda-feira ou terça-feira.

“O presidente foi submetido a drenagem, a evolução foi muito boa, e nos dois dias subsequentes da cirurgia foi discutido esse procedimento complementar. O procedimento foi feito hoje às 7h, com sucesso, é um complemento. O presidente está acordado, na UTI, já está comendo, está superestável. Não atrasou nem um pouco a programação dos próximos dias que, dependendo da evolução do presidente, ele deverá ter alta no começo da semana”, afirmou Roberto Kalil Filho.

Mais cedo, Lula foi submetido a um novo procedimento cirúrgico, pouco invasivo, a fim de evitar novos sangramentos na cabeça. De acordo com a equipe médica, a cirurgia começou por volta de 7h10, durou cerca de uma hora, e o presidente já está acordado e conversando no leito de UTI. Não há, ainda, data de alta médica, mas a expectativa é de retorno a Brasília no início da próxima semana.

Kalil ressaltou que, após a alta hospitalar, o presidente poderá ir para Brasília. “Acho que segunda, terça. Um dia a mais ou um dia a menos vai depender da evolução, que está sendo muito boa. Obviamente, do Palácio, ele pode retomar a agenda de despacho. Não vemos problema algum. Então espera-se que na próxima semana o presidente esteja no Alvorada. Claro, após o que aconteceu, vai se requer um repouso relativo por algumas semanas talvez. Mas é tudo relativo. Ele estará de alta na segunda ou terça-feira. Vai direto para Brasília e, evidentemente, vai retomando aos poucos a atividade normal”, disse.

“Hoje ele vai continuar monitorado, que é uma monitorização de UTI. O dreno será retirado muito provavelmente agora no fim da tarde. E, a partir de amanhã, vai passar a não ter mais os cuidados de monitoramento de 24 horas. Então, praticamente de alta da UTI”, acrescentou Kalil. De acordo com Rogério Tuma, médico do hospital, o presidente teve hematoma bilateral e extracraniano. Não no cérebro, é entre o cérebro e o crânio, na meninge. Teve os dois, e um tinha sido absorvido e se refez. Por isso, precisou ser drenado.

Guilherme Caldas, médico responsável pelo procedimento realizado nesta quinta, explicou o episódio: “O que importa é acabar com o sangue que chega perto do hematoma. Esse conceito foi passado para vocês. O que a gente injeta é como se fosse uma gelatina, que são partículas, na verdade, que entopem esse vaso”, relatou. Além disso, a equipe médica constatou que Lula teve um quadro gripal antes de ser internado. O vírus causador, porém, não foi identificado até então.

A médica da Presidência da República, Ana Helena Germoglio, informou que, por enquanto, não se sabe dos próximos exames. “Os exames vão depender, claro, da evolução dos próximos dias. Mas, por enquanto, não estamos pensando muito nos exames e, sim, na alta.”

 

 

 

 

*R7/Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo – 03.12.2024

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Laudo aponta que míssil da Rússia derrubou avião no Cazaquistão

O avião da Azerbaijan Airlines que caiu no Cazaquistão,...

Bitrem invade contramão e deixa 12 pessoas feridas na BR-174

Doze pessoas ficaram feridas, sendo três bombeiros militares, em...

Relação ‘familiar’ gera onda de projetos sobre animais de estimação

Estima-se que o Brasil possua a terceira maior população...

Governo aprova R$ 10 bilhões para indústria naval em oito estados

O Ministério de Portos e Aeroportos aprovou, por meio...