Bombas foram rebaixadas para abastecer Manaus de água na seca

Publicado em

A seca severa no Amazonas em 2024 deixou o Rio Negro com 12,11 metros de profundidade em outubro, nível mais baixo em 122 anos. Para assegurar o abastecimento de água em Manaus, mergulhadores foram usados para rebaixar 13 bombas verticais das 16 do sistema de captação da Águas de Manaus. Algumas delas são da década de 1960.

Segundo a empresa, o rebaixamento permitiu captar água de pontos mais profundos do Rio Negro e proporcionou também funcionando pleno das bombas sem comprometer o fornecimento de água.

A Águas de Manaus informou que foram adquiridas três bombas anfíbias, que também podem captar água do rio através de estruturas flutuantes, semelhantes a balsas, e conseguem acompanhar a descida do rio. Elas seriam acionadas gradualmente, caso a estiagem fosse ainda maior.

São captados, em média, 120 milhões de litros de água por dia, volume capaz de abastecer diariamente 240 mil caixas d’água de 500 litros (modelo mais utilizado pela população na capital amazonense). Conforme a empresa, Manaus tem 2,3 milhões de consumidores.

“Montamos uma força tarefa, estudamos e acompanhamos as mudanças e comportamentos do Rio Negro. A partir daí, realizamos intervenções e mobilizamos todos os esforços para que o abastecimento da cidade não fosse afetado”, disse o diretor-presidente da concessionária, Pedro Augusto Freitas.

Além da captação, foram doados 8 mil garrafões de água que equivalem, juntos, a 160 mil litros de água potável.

O trabalho de adaptação das estruturas de água também é realizado no período de cheia, que ocorre no primeiro semestre do ano. As ações são voltadas para o abastecimento com a suspensão das tubulações em áreas vulneráveis, em elevações provisórias e que são substituídas após a mudança do comportamento do rio.

Esse processo também envolve a aplicação de produtos químicos em áreas que sofrem com o alagamento, como forma de evitar a proliferação de bactérias e o mau cheiro.

Fonte: Amazonas Atual/Foto: Águas de Manaus/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Cientistas alteram a genética do milho e deixam ele mais resistente a secas e altas temperaturas

Já pensou que uma bactéria poderia salvar a sua...

Líder da máfia japonesa Yakuza se declara culpado de traficar material nuclear

Um membro da conhecida máfia japonesa Yakuza se declarou...

Governo lança edital para financiar negócios de comércio eletrônico

A ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e o...

Existe vida após a morte? Cientistas estudam reencarnação e comunicação com o ‘além’; entenda

Em um escritório no centro de Charlottesville, Virgínia, um...